WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como cultivar repolho orgânico - semeadura, formação de mudas, preparo do solo, plantio e colheita

O cultivo do repolho orgânico, ao longo dos anos, possibilitou a produção de híbridos uniformes e vigorosos, se forem tomados alguns cuidados essenciais do semeio à colheita

Como cultivar repolho orgânico - semeadura, formação de mudas, preparo do solo, plantio e colheita

 

O cultivo do repolho orgânico, ao longo dos anos, possibilitou a produção de um alimento bastante saudável para o consumo humano, já que é cultivado sem agrotóxicos e pesticidas. Além disso, o melhoramento genético permitiu a obtenção de híbridos muito uniformes e vigorosos, com elevado grau de adaptabilidade às várias condições ambientais existentes em nosso país. Com isso, pode-se obter produções de repolho satisfatórias também no verão, já que esta herbácea é uma planta de inverno. Atualmente, no mercado, podemos encontrar dois grupos de repolhos: Verde e Roxo.

Semeadura e formação de mudas

Para a obtenção das mudas de repolho, o semeio pode ser realizado em canteiros de 1,0 m de largura, em campo próximo à área de plantio definitivo, adubados com 5 kg de composto, 5 kg de esterco bovino ou 2 kg de esterco de galinha, incorporados em cada m². Entretanto, deve-se usar adubos bem curtidos para evitar a sua fermentação no solo, o que compromete a germinação e o desenvolvimento das mudas.

“As sementes são dispostas em filetes contínuos, à base de 2 g/m², em sulcos espaçados de 15 cm. Nesse sistema obtêm-se mudas mais vigorosas a um preço menor que outros métodos. Geralmente, são necessários de 150 a 250 g de sementes de repolho para produzir mudas para o plantio de um hectare”,  afirma o professor Jacimar Luís de Souza, Curso Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Preparo do solo

Dependendo das condições do terreno, decide-se a necessidade de preparo mecânico do solo por meio de aração e gradagem. Em áreas com pouca vegetação nativa, pode-se proceder à limpeza da área, bem como à abertura das covas diretamente.

Adubação orgânica

Para a adubação orgânica das covas, utiliza-se composto orgânico (30 t/ha), esterco de curral (20 a 40 t/ha) ou esterco de galinha (15 t/ha). Atualmente, existem outras opções de adubos orgânicos disponíveis no mercado ou ainda o composto orgânico conhecido como Bokashi, que pode ser feito na propriedade.

Plantio

Utilizando-se adubos orgânicos ou estercos, as covas deverão ser adubadas, além de irrigadas com, no mínimo, uma semana de antecedência. Isso é feito para que o adubo se misture melhor à terra, o que facilita o “pegamento” da muda de repolho. Assim, não será necessário fazer uma irrigação por aspersão ao finalizar o transplante. A primeira irrigação será feita somente no dia seguinte, quando as mudas já estiverem eretas, sem contato com o solo.

Capinas

A capina deve ser feita em faixa, a 20 cm das linhas de plantio, mantendo-se, parcialmente, a vegetação nas entrelinhas, em uma faixa de 20 cm de largura. Essas capinas deverão ser realizadas periodicamente atá a cobertura total da área pelas plantas de repolho, o que deverá ocorrer em torno de 60 dias após o transplante.

Colheita

O repolho atinge o seu ponto de colheita após 130 dias do transplantio, quando a cabeça estiver compacta, fechada, com as folhas internas bem coladas umas às outras. O ponto pode ser verificado, apertando-se o repolho no centro e verificando sua solidez. Se o repolho for colhido antes do ponto, ele murcha rapidamente, perdendo seu valor comercial.

Produtividade

Na cultura de repolho, pode-se obter uma produtividade de 25.760 kg/ha a 99.508 kg/ha, assegurando uma média de 58.028 kg/ha. Portanto, a produção orgânica do repolho tem-se confirmado como uma das alternativas de maior viabilidade técnica e econômica em cultivos orgânicos de hortaliças.
 
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Paulo

28 de fev. de 2021

Gostaria de saber, como produzir de uma matriz (repolho, beterraba) produzir dela sementes! Agradeço desde já. Paulo

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de mar. de 2021

Olá, Paulo

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Antonio carlos pacheco

27 de ago. de 2016

GOSTEI GOSTARIA DE RECEBER FOLHETO PARA PLANTIO

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago. de 2016

Olá Antônio Carlos,

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?