WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alho orgânico - colheita, cura, armazenamento e beneficiamento do alho

A colheita é feita com o amadurecimento das plantas. A cura propicia melhor conservação dos bulbos que pode ser armazenado em molhos ou réstias, para beneficiamento e comercialização

Alho orgânico

 

A colheita do alho deve ser feita quando se completar o amadurecimento das plantas. Este se inicia pelo amarelecimento das folhas e termina pela secagem parcial da parte aérea. Alguns cultivares de alho apresentam o estalo ou tombamento da parte aérea, outros permanecem eretos, depois do amadurecimento. A colheita também deve ser feita com o solo levemente úmido, para facilitar a retirada das plantas. Por isso, a irrigação deve ser suspensa cerca de duas semanas antes. Deve ser feita manualmente, puxando-se as plantas, sem uso de ferramentas e deve ocorrer, preferencialmente, pela manhã, em dias secos e ensolarados.

Cura

O alho colhido deve passar pela pré-cura, ainda no campo. Para isso, é organizado em fileiras, de modo que os bulbos de uma fileira sejam cobertos pelas folhas da fileira do lado. Os bulbos devem ser protegidos do sol direto, para evitar lesões. O objetivo é secar a planta e cicatrizar eventuais ferimentos, feitos durante a colheita. A pré-cura, no campo, dura de um a três dias, dependendo das condições do tempo. Após essa etapa, o alho deve ser levado para um galpão, bem seco e arejado, para fazer uma cura mais lenta. Nesse processo, há uma perda gradual de umidade e a concentração de sólidos nos bulbos. Também, completa-se a cicatrização dos ápices dos bulbilhos, favorecendo a boa conservação do bulbo. O tempo necessário é variável, de acordo com a umidade inicial das plantas e a temperatura e umidade do ar. Pode-se gastar de 20 a 60 dias na cura à sombra. As operações de pré-cura e cura devem ser muito bem feitas, para melhor conservação dos bulbos, evitando ataque de fungos durante o armazenamento.

 

Beneficiamento

No momento da comercialização, é preciso fazer o beneficiamento, ou a toalete, que consiste no corte da rama, feito após a cura completa. É preciso deixar um a dois centímetros de comprimento do pseudo-caule, para evitar a debulha e a invasão de patógenos. Aparam-se, também, as raízes, bem rente ao bulbo, e eliminam-se algumas túnicas externas, que estejam sujas.

Armazenamento

O alho pode ser armazenado em molhos ou réstias, e pendurados em galpão, seco e bem arejado. Dessa forma, é possível armazenar, também, os bulbos que serão usados como sementes, no próximo plantio.

Conheça os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre eles, destacam-se:

Cultivo CPT Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa

Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Curso CPT Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Curso CPT Como Tornar sua Fazenda Orgânica

Curso CPT Agricultura Natural

Por Silvana Teixeira

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!