
O interesse crescente dos consumidores por produtos sadios (sem colesterol, com pouca ou nenhuma gordura, baixo valor calórico, elevado teor de fibra, vitaminas e sais minerais), de preparo rápido e fácil, tem impulsionado o mercado dos produtos minimamente processados. Porém, tanto os clientes como os consumidores devem estar motivados e dispostos a pagar pela conveniência e qualidade dos mesmos. Não se pode esquecer que os produtos com valor agregado devem competir diretamente com o produto fresco pelo mesmo espaço na prateleira de venda no varejo.
O sucesso na comercialização dos produtos minimamente processados depende de vários fatores importantes, dentre os quais salientam-se os seguintes:
1- o controle de qualidade deve ser realizado, com monitoramento da temperatura e das condições do produto na embalagem.
2- respeitar sempre os prazos de validade.
3- as flutuações na temperatura e os procedimentos do manuseio são mais críticos para os produtos minimamente processados que para os comercializados “in natura”.
4- treinamento do pessoal para conscientização da necessidade e da importância do uso de condições adequadas de transporte e armazenamento.
5- a perda de qualidade ao nível de varejo é usualmente decorrente do abuso de temperatura inadequada e da baixa rotatividade do produto.
6- assegurar a entrega, mantendo a disponibilidade do produto no tempo certo e em quantidades adequadas para os múltiplos clientes. A entrega deve ser rápida (de 24 a 36 horas no máximo) após o pedido e em curtos períodos, utilizando veículos refrigerados.
7- o produto deve ter preço competitivo no mercado.
As perspectivas são promissoras para o aumento da comercialização, notadamente para vendas no varejo (supermercados) que podem suprir a demanda de produtos de conveniência para o uso doméstico.
O sucesso depende, em grande parte, da higiene e saneamento no processamento, melhoria na tecnologia de embalagem e uso de temperatura adequada na cadeia do frio desde produção, distribuição, armazenamento e locais de disposição do produto para o manuseio e aquisição pelo consumidor.
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.