
O alho (Allium sativum) é um alimento amplamente utilizado na culinária mundial nos mais variados pratos. Além disso, ele apresenta propriedades medicinais, que proporcionam inúmeros benefícios à saúde humana. Os poderosos nutrientes contidos no alho, como as Vitaminas do Complexo B e a Vitamina C, além dos minerais cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, manganês, potássio e selênio, previnem doenças e fortalecem o organismo.
Entretanto, para desfrutar dos efeitos terapêuticos do alho, ele pode ser consumido cru três vezes ao dia (outros preferem cápsulas e extrato seco). A principal razão para essa recomendação é porque o composto ativo do alho (alicina) se forma somente na trituração do alho cru.
Desintoxica o organismo
O enxofre presente no alho protege os órgãos, quando contaminados por metais pesados, como o chumbo. Além disso, a ingestão de altas doses de alho alivia os sintomas causados por toxinas, como aumento da pressão sanguínea e dor de cabeça.
Contribui com o desempenho físico
O desempenho físico de atletas e adeptos de academias é aprimorado ao serem ingeridas altas doses de alho. Quando ingerido por longo período, o óleo de alho reduz a frequência cardíaca em 12% e melhora a performance durante as atividades físicas.
Previne Alzheimer e demência
Os antioxidantes contidos no alho protegem o organismo do ataque dos radicais livres. A suplementação com cápsulas de alho aumenta as enzimas antioxidantes, o que auxilia na prevenção de Alzheimer e demência.
Fortalece o sistema imunológico
A suplementação com cápsulas de alho fortalece o sistema imunológico e prepara o organismo para combater infecções causadas por bactérias e vírus. O consumo diário de cápsulas de alho previne gripes e resfriados.
Reduz o colesterol ruim (LDL)
Quando o indivíduo consome regularmente alho cru (ou em cápsulas), o colesterol ruim (LDL) é reduzido em até 15%. Enquanto o colesterol bom (HDL) permanece sem alterações. Com isso, uma série de doenças cardiovasculares são evitadas.
Reduz a pressão arterial
A pressão alta pode causar AVC (Acidente Vascular cerebral) e infarto. Nesse sentido, controlar a pressão sanguínea torna-se vital. A boa notícia é que a suplementação com alho reduz a pressão sanguínea e previne que esses terríveis males acometam o indivíduo.
Contribui com a saúde óssea feminina
Mulheres que consomem alho diariamente garantem a manutenção da boa saúde óssea. A suplementação pode ser feita com extrato seco de alho ou óleo de alho. Ambos impedem a deficiência de estrogênio (hormônio feminino), que causa a osteoporose.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:
Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce
Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção
Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa
Fonte: Ecycle
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.