WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tomate hidropônico - sistema aberto, fechado e NFT

Tomate hidropônico - sistema aberto, fechado e NFT

 

Em se tratando de cultivo de tomate hidropônico, os sistemas atualmente utilizados, no Brasil e no mundo, são o sistema aberto, o sistema fechado e o sistema NFT.

Sistema aberto

No sistema aberto, a água é bombeada por um sistema de gotejo, onde o tomateiro é nutrido e a solução nutritiva não retorna à caixa contenedora.

Sistema fechado

No sistema fechado, a solução nutritiva é bombeada na parte superior do sistema hidropônico e atravessa o sistema, por meio da gravidade, molhando as raízes e nutrindo os tomateiros.

Observação: As variações existentes nesses dois tipos de cultivo é que uma parte deles utiliza substrato inerte, para desenvolvimento dessas raízes, e na outra parte as raízes crescem livremente na canaleta, sem utilização do substrato.

Sistema NFT

No sistema NFT, não há a utilização de substratos, ou seja, técnica do fluxo laminar de nutrientes.  Composto de um tanque de solução nutritiva, de um sistema de bombeamento, dos canais de cultivo e de um sistema de retorno ao tanque, a solução nutritiva é bombeada aos canais e escoa por gravidade formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes do tomateiro.

Um conjunto moto-bomba succiona a solução nutritiva da caixa contenedora e a bombeia até a parte superior do sistema hidropônico, onde é aplicada por meio de canos de PVC. Por gravidade, ela desce por canaletas feitas de plástico preto, irrigando e nutrindo os tomateiros. No final da canaleta, a solução nutritiva é recolhida e conduzida de volta à caixa.

A solução nutritiva é aplicada em um fluxo de 4 a 7 L por minuto. Para calcular o volume da caixa contenedora ou reservatório, considere um volume de 4 a 7L por tomateiro. Assim, em uma estufa onde se conduz mil tomateiros, a caixa deve ter de 4.000 a 7.000 L.

Em caso de emergência, uma caixa d’água instalada no nível superior da estufa possibilita que, por gravidade, as canaletas sejam irrigadas com água quando há falta de energia e o conjunto moto-bomba não possa ser acionado. Dessa forma, impede-se que os tomateiros morram por desidratação.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Hidroponia, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Hidroponia – Cultivo de Tomate.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Produção de Tomate Hidropônico:

Local e orientação para instalação da estufa

O ambiente protegido e controlado

O sucesso do cultivo nesse sistema


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Felipe

1 de mai de 2019

Olá, gostei muito da publicação. É importante conhecermos sobre outras formas de cultivo, que não sejam as formas convencionais utilizando a terra. Contudo, gostaria de saber como é feita a solução nutritiva utilizada no cultivo, quais os aditivos feitos a água para a produção de alimentos? Desde já, agradeço a atenção!

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai de 2019

Olá Felipe,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site,

A solução nutritiva é preparada a partir de fertlizantes mineirais, como cloreto de cálcio, cloreto de potássio, micronutrintes como boro, manganês, dentre outros.

Com nosso curso, você aprendará tudo o que é necessário para ter sucesso com a produção de hidropônicos. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Daniel Silva

29 de abr de 2017

Olá, gostaria de saber se as raízes do tomate podem ficar sempre imersas em solução nutritiva como em um sistema DWC. Grato.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai de 2017

Olá Daniel,

Dentre os sistemas activos, o sistema de leito flutuante (em inglês DWC - Deep Water Culture), é o mais simples. Nele, as plantas são ancoradas numa plataforma flutuante, colocada directamente na superfície da solução de nutrientes, contida num depósito, e as raízes ficam total ou parcialmente imersas nessa solução.

É necessário promover-se a oxigenação da solução nutritiva, o que pode ser feito pelo borbulhamento de ar na mesma, através de uma bomba de ar, de um ventilador, ou mesmo por uma recirculação periódica da solução.

Quando a oxigenação da solução é feita através de injecção de ar, este sistema também pode ser considerado um sistema passivo. Porém, como dissemos, a oxigenação pode ser promovida pela circulação da solução de nutrientes, usando-se ou não algum tipo de injector de ar. Neste caso, passa a considerar-se como um sistema activo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

André Fellipe Vieira dos Santos

28 de abr de 2016

Gostaria de saber a data de publicação para citar em trabalho acadêmico.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de abr de 2016

Olá André,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O conteúdo foi publicado no dia 23/09/2013.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Pablo

8 de mar de 2016

Eu gostaria de saber mais sobre o manejo do tomate hidropônico no sistema ABERTO: tempo de gotejamento, qual substrato mais ideal, de quanto em quanto tempo a água necessita ser escoada, qual a solução nutritiva usada neste sistema conforme cada fase da planta e etc VC TE ALGUM MATERIAL QUE ME FORNEÇA ESSAS INFORMAÇÕES?.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mar de 2016

Olá Pablo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui Cursos na área Hidroponia que poderão lhe auxiliar neste aprendizado, para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

CLAUDINEI

1 de dez de 2013

Gostaria de adquirir o curso de piscicultura tambaqui, e o de horticultura tudo sobre tomate em estufa, hidropônico e o convencional

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de dez de 2013

Olá, Claudinei!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT Criação de Pacu e Tambaqui, Cultivo de Tomate em Estufa, Hidroponia Cultivo de Tomate.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Orlando da Silva Júnior

21 de out de 2013

Bom Dia, Já sou cliente de vocês e tenho interesse em adquirir cursos em Hidroponia: Hidroponia - Cultivo sem solo Hidroponia - Cultivo de tomate Hidroponia - Solução Nutritiva Hidroponia - Controle de Pragas Aguardo proposta para pagamento parcelado via boleto.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de out de 2013

Olá, Orlando!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre a área Hidroponia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!