WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tomate hidropônico - o ambiente protegido e controlado

Tomate hidropônico - o ambiente protegido e controlado

 

No caso do tomateiro, planta extremamente exigente, é praticamente impossível pensar em hidroponia sem relacioná-la com ambientes protegidos. Por isso, usa-se a estufa, um ambiente controlado, para aquecer o ambiente e evitar os prejuízos de excessos de chuvas e geadas.

Atualmente, no mercado, há vários modelos de estufas pré-fabricadas, fabricadas em ferro galvanizado. No entanto, o produtor pode construir a sua própria estufa, utilizando, para isso, madeira e outros materiais, diminuindo consideravelmente seus custos.

Algo que requer cuidado na construção da estufa é o pé direito, pois este não pode ser inferior a 2,5m. Essa altura é importante para que o tomateiro tenha espaço para crescer e para auxiliar no controle das condições ambientais, favorecendo a ventilação de toda a estrutura.

No entanto, para que possamos monitorar as condições ambientais no interior da estufa, são necessários um termômetro máximo e mínimo e um medidor de umidade, chamado higrômetro. A partir dos dados obtidos em tais aparelhos, devemos manejar a estufa de maneira para atingir as condições adequadas ao tomateiro.

A abertura ou fechamento das cortinas laterais é a maneira mais simples de alterar as condições interiores de uma estufa não climatizada. Mas o manejo mais difícil é diminuir a temperatura, este é feito com o uso de exaustores.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Hidroponia, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Hidroponia – Cultivo de Tomate.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Produção de Tomate Hidropônico:

O sucesso do cultivo nesse sistema

Local e orientação para instalação da estufa

Sistema aberto, fechado e NFT

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!