WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Qualidade da água e da solução nutritiva para a hidroponia

As plantas cultivadas no sistema hidropônico precisam de uma solução nutritiva de qualidade para se desenvolverem corretamente

Hidroponia - imagem ilustrativa

Quirino Carmello, professor do Curso CPT HidroponiaSolução Nutritiva, esclarece que nos cultivos hidropônicos, os produtos são cultivados sem contato com o solo. As plantas obtêm, em uma água enriquecida com nutrientes, tudo aquilo que é necessário para o seu crescimento. A essa “água enriquecida”, dá-se o nome de solução nutritiva.

Carmello ainda completa que a solução nutritiva é um dos mais importantes processos, pois é ela que substitui umas das funções mais nobres do solo: fornecer nutrientes. Logo, é através da qualidade desta solução que se garante o desenvolvimento pleno e saudável da cultura cultivada.

Nesse sentido, é determinante para o sucesso da hidroponia garantir que a água fornecida seja de qualidade. Quanto mais pura a água e quanto mais nutritiva a solução for, menos problemas de desenvolvimento as plantas apresentarão e menos doenças prejudicarão a sua produção.

A qualidade da água para a hidroponia

O primeiro passo para garantir a qualidade da água é realizar uma análise química nela, a fim de identificar a quantidade de nutrientes que ela já possui e a salinidade. Essa análise também é capaz de identificar a presença de bactérias e outros patógenos, como é o caso dos coliformes fecais. Analisa-se carbonatos, sulfatos, cloretos, sódio, ferro, cálcio, magnésio e micronutrientes na água.

Parâmetros de qualidade da água

As propriedades físicas e químicas da água podem variar de acordo com a região. Alguns parâmetros podem prejudicar sua qualidade, como:

- Água com teor de cloreto de sódio acima de 50ppm, que causa problemas de fitotoxidez e pode tornar a água imprópria para a hidroponia;
- Água “dura”, isto é, com elevado teor de íons carbonatos, que causa elevação do pH e indisponibilização de ferro adicionado à solução;

Águas subterrâneas, advindas de rochas calcáreas e dolomíticas podem ser boas para uso em cultivos hidropônicos, uma vez que possuem bons teores de Ca e Mg.

Parâmetros de qualidade da solução nutritiva

Mantendo uma solução de qualidade, as plantas conseguem absorver melhor os nutrientes e se desenvolvem adequadamente. Para tal, cada parâmetro deve estar em níveis considerados “ótimos”:

pH

Para desenvolvimento ótimo, o pH da solução deve estar entre 5,5 e 6,5. Esse nível tem que ser observado diariamente e, quando necessário, corrigido.

Condutividade

A condutividade mede a concentração de nutrientes disponíveis para as plantas. À medida em que vão sendo absorvidos, a condutividade diminui; o que torna necessário trocar a solução sempre que esse parâmetro atingir o valor mínimo.

Temperatura

O fator “temperatura” exerce influência em dois pontos fundamentais: no crescimento das plantas e na concentração de oxigênio dissolvido. Conforme a temperatura da solução aumenta, o a concentração de oxigênio diminui, sendo crucial mantê-la sempre em nível adequado. No verão, deve estar entre 18°C e 25°C; no inverno, entre 10°C e 16°C.

Oxigênio dissolvido

Proporcionando um bom nível de oxigenação da água, as plantas podem crescer mais, pois elas produzem energia a partir da absorção de oxigênio. Para aumentá-lo, pode-se utilizar uma bomba para a aeração.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia:

Hidroponia – Solução Nutritiva
Hidroponia – O Cultivo Sem Solo
Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Fontes: Tudo Hidroponia – tudohidroponia.net
Acqua Nativa – acquanativa.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!