WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

O que cultivar em um sistema hidropônico?

Hortaliças, frutas e até plantas ornamentais podem ser cultivadas em meio hidropônico

Hidroponia - imagem ilustrativa

Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia – O cultivo sem Solo, destaca que o cultivo hidropônico possibilita a obtenção de produtos de boa qualidade quando comparados aos sistemas convencionais, devido à maior uniformidade na colheita e eficiência no uso da água para fins de irrigação.

A partir do estabelecimento da atividade hidropônica como uma grande potência para a produção de hortaliças, frutas e até plantas condimentares, algumas conseguiram se destacar e se sobressaem em comparação ao cultivo hidropônico de outras. O cultivo, que geralmente tem finalidade comercial, nem sempre precisa ser feito para tal, podendo ser executado em casa e para o consumo próprio.

Esse tipo de cultivo, porém, requer conhecimento por parte de quem o conduz, pois não é tão simples quanto parece e possui algumas especificidades que precisam ser respeitadas. A seguir, apresentamos as principais plantas cultivadas no sistema hidropônico:

Alface

A alface é considerada a hortaliça folhosa mais importante na alimentação do brasileiro. O cultivo hidropônico dessa hortaliça pode ser adequado para que se obtenham maiores produções, controlando-se as condições do ambiente protegido e da solução nutritiva.

Seu cultivo na hidroponia foi facilitado pelo fato de que seu sistema radicular é pequeno, o que a torna ideal para o cultivo no sistema NFT, o sistema hidropônico mais comum. Pelo seu tamanho, também pode ser cultivada em larga escala em uma pequena área de cultivo, transformando-se em uma excelente opção para quem possui objetivo comercial.

Morango

O morango é uma fruta muito popular e conhecida pelo seu sabor único. Tem se destacado em meio às outras frutas para esse tipo de cultivo, sendo muito bem aceito pelo mercado consumidor. Seu cultivo é parecido com o da alface.

Pelo fato de também possuir sistema radicular pequeno, permite cultivo em alta densidade, isto é, um grande número de plantas por espaço. É necessário, porém, estar atento ao espaço para a frutificação e a colheita dos morangos, pois essa fruta costuma ser mais delicada e não tolera qualquer tipo de manejo.

Tomate

O tomateiro é a segunda hortaliça em importância econômica e social para o nosso país. Seu cultivo hidropônico está em plena expansão, impulsionado pelo fato de que seu consumo ultrapassa 7 kg por pessoa ao ano.

De maneira oposta à alface e ao morango, o sistema radicular do tomateiro é maior e mais agressivo, o que faz com que não seja recomendado para o cultivo no sistema NFT. Devido ao crescimento do seu sistema radicular, pode haver interferência e bloqueio no fluxo de nutrientes nos tubos, dificultando uma nutrição correta para todas as plantas. Para o cultivo do tomate, recomenda-se sistemas hidropônicos com gotejamento de nutrientes planta a planta.

Plantas ornamentais

Muitas plantas utilizadas com a finalidade ornamental, são cultivadas em substratos líquidos inertes, o que as torna adequadas para o cultivo hidropônico. Para tal, é possível utilizar vasos de vidro, sem nenhum substrato.

Ao depositá-las em um vaso apenas com água, é comum que flores, por exemplo, acabem morrendo. Isso acontece porque não se adicionam nutrientes para que ela continue a se desenvolver. Pode-se adicionar periodicamente algumas colheres de sopa de adubo granulado dissolvido dentro do meio líquido. Plantas de ciclo mais curto como amor-perfeito e petúnias podem ser cultivadas em meio hidropônico.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia:

Hidroponia – O Cultivo sem Solo
Hidroponia – Solução Nutritiva
Hidroponia – Controle de Pragas e Doenças da Alface

Fontes: Tudo Hidroponia – tudohidroponia.net
Faz Fácil Plantas & Jardim – fazfacil.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!