WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hidroponia tem o segredo da produção na solução nutritiva

Nesse sistema, os sais inorgânicos são dissolvidos em água e formam a solução nutritiva; assim, o que se faz é colocar os nutrientes prontamente em condição de serem absorvidos

Na hidroponia as plantas se desenvolvem a partir da solução nutritiva.

Na hidroponia as plantas se desenvolvem a partir da solução nutritiva.

O termo hidroponia significa trabalho na água ou cultivo na água. Atualmente, tem sido utilizado para denominar qualquer técnica de cultivo sem o uso do solo. Nele as plantas crescem na água ou substratos inertes, os quais fornecem nenhum tipo de alimento, razão pela qual é necessário fornecer a solução nutritiva. Essa é um produto que contém todos os elementos minerais necessários às plantas para se desenvolverem, como, por exemplo, nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre, molibdênio, boro e zinco.

Portanto, na hidroponia, o solo é substituído em sua função mais complexa, a de fornecedor de nutrientes, a qual é desempenhada pela solução nutritiva. Por essa razão, pode-se dizer que os aspectos nutricionais são a base para o sucesso dos cultivos hidropônicos.

A composição ideal da solução nutritiva depende não somente da concentração dos nutrientes, mas também, de outros fatores ligados ao cultivo, como por exemplo, o tipo de sistema; os fatores ambientais, temperatura, luminosidade e umidade; a época do ano ou período de luz; a espécie vegetal; e o cultivar em produção.

Nesse sistema, os sais inorgânicos são dissolvidos em água e formam a solução nutritiva; portanto, o que se faz é cortar caminho, ou seja, colocar os nutrientes prontamente em condição de serem absorvidos pelas plantas. A sustentação das mesmas pode ser feita por meio do uso de alguns suporte mecânico, como por exemplo, fitilhos de náilon que seguram as plantas de tomate, ou mesmo isopor, para a sustentação da alface, ou com substratos quimicamente inertes, como é o caso da areia, da argila expandida e da lã de rocha.   

Muito difundida em todo o mundo e em constante expansão, sua importância não é somente pelo fato de ser uma técnica para investigação hortícola e produção de vegetais, também está sendo empregada como uma ferramenta para resolver um amplo leque de problemas, que incluem tratamentos que reduzem a contaminação do solo e da água subterrânea, e manipulação dos níveis de nutrientes no produto.

Com o objetivo de prestar informações sobre a nutrição das plantas, o preparo das soluções e os cuidados que se deve ter quando se trabalha com soluções nutritivas, ou seja, quando se prepara a solução para a hidroponia, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Hidroponia - Solução Nutritiva”, no qual você receberá informações do professor Quirino A. C. Carmello, Doutor em solos e nutrição de plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - USP.

Além de possibilitar a obtenção de produtos de boa qualidade, a produtividade é bem maior.

Além de possibilitar a obtenção de produtos de boa qualidade, a produtividade é bem maior.

Os assuntos abordados no mesmo incluem: solo x hidroponia; nutrição mineral de plantas; importância da água; sais inorgânicos; formulações; cálculo e preparo de soluções nutritivas; cuidados e manejo da solução nutritiva.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A produtividade é o grande trunfo do sistema, e desde que se conduza uma nutrição bem balanceada, poderemos contar com safras bastante estimulantes. Atualmente, temos atingido valores cerca de três vezes maiores que as médias de campo, podendo chegar a quatro vezes, além de possibilitar a obtenção de produtos de boa qualidade, devido à maior uniformidade na colheita e eficiência no uso da água para fins de irrigação.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Guilherme S Crespo

30 de jan de 2016

Nos supermercados, os produtos com rótulos hidropônicos aparecem com raizes pretas como sujas de terra e resíduos nas folhas do que parece ser terra. Isso é possível?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de fev de 2016

Olá, Guilherme!

Depende do sistema de hidroponia escolhido pelo agricultor, pois há aqueles em que a água corre entre areia e substrato.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Otoniel Paschoal de Souza

23 de fev de 2014

Uma maravilha o conteúdo desta postagem. Como artista plástico restaurador de patrimônio histórico, e paisagista, quero compartilhar sempre. Parabéns.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de fev de 2014

Olá, Otoniel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos que felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre hidroponia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gilson

12 de nov de 2013

Na minha faculdade tenho a matéria de Hidrologia e como trabalho queria fazer junto com alguns amigos o cultivo de alface em hidroponia mas com uso de garrafas PET, vamos fazer na medida do possível somente com materiais "descartáveis". Precisamos de informações sobre quantidade de garrafas, tipo de semente, soluções que são colocados na água inclinações do fluxo, etc... Por se tratar de um projeto estaremos fazendo com mini PET...

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de nov de 2013

Olá, Gilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure por mais informações em mecanismos de pesquisa como o Google, por hidroponia em garrafa pet.

Lá você irá encontrar vários sites que oferecem o passo a passo desta técnica.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MARCILIO OLIVEIRA

30 de jul de 2013

BOA TARDE ME INSTRUA OU ME ORIENTE, PARA UM MUNICÍPIO , SE EU DESENVOLVER , A HIDROPONIA NA ÁREA RURAL , ONDE TEM A SECA AQUI NO NORDESTE , QUERO AJUDAS SOBRE SUA DIVULGAÇÃO. AGUARDO ORIENTAÇÕES . MARCÍLIO .

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul de 2013

Olá, Marcílio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os Cursos CPT da área Hidroponia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

carlos augusto celestino

7 de jun de 2013

olá tenho hidroponia mas estou com dificuldade de tirar rúcula alguém poderia me ajudar. queria saber se posso plantar duas mudas por buraco.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jun de 2013

Olá, Carlos Augusto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você pode colocar uma muda de rúcula por buraco.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

edson lenser

21 de fev de 2013

Estou a procura de instruções e orientações a respeito de solução nutritiva pretendo iniciar uma nova atividade em minha vida e creio eu que hidroponia é sem duvida muito promissora .Gostei da forma que explicaram o assunto da seriedade e da competência isso me estimulou ,muito obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev de 2013

Olá, Edson!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Continue acessando nosso portal e fique por dentro das novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Walter Pereira da Silva

26 de out de 2012

Sou universitário, estou com um projeto caseiro para praticas pedagógicas.Com a disciplina :Química Geral e Orgânica Escolhi, fazer depois de pesquisar vários temas, optei por horta hidropônica .Como universitário vocês, da cpt (Centro de Produções Técnicas),não poderiam me ajudar ,de como preparar a solução nutritiva.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de nov de 2012

Olá Walter,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Sugerimos que você procure as respostas adequadas em literatura especializada e profissionais do ramo de hidroponia. A orientação destes é imprescindível para sua pesquisa. Afinal, são especialistas.

No nosso Curso Hidroponia - O Cultivo sem Solo, desenvolvido pelo Professor José Damião de Jesus Filho, Engenheiro Agrônomo (UNITAU) e doutor em solos e nutrição de Plantas (ESALQ/USP), você pode dar um grande passo no início de suas buscas.

Desejamos sucesso em seu procedimento.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

Anderson

16 de jul de 2012

Gostaria de cultivar e trabalhar com a técnica hidropônica ,mas sei que tenho muito que aprender, sera que vocês tem um caminho para que eu possa realizar meu desejo de começar a trabalhar. Quero aprender do 0 desde a fazer até mesmo a estufas. Obrigado espero que vocês tenham uma solução.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jul de 2012

Olá, Anderson!

O CPT possui Cursos na Área de Hidroponia, que ensinam na prática todas as técnicas de cultivo sem solo, desde a preparação da solução até o cultivo de hortaliças e plantas medicinais.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!