WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Dicas de cultivo de alface orgânica hidropônica

O cultivo da alface orgânica hidropônica garante maior controle das condições ambientais e impede o aparecimento de pragas e doenças

Dicas de cultivo de alface orgânica hidropônica

“A alface (Lactuca sativa) é produzida há cerca de 500 a.C. no mediterrâneo. Atualmente, essa hortaliça é uma das mais consumidas e cultivadas no mundo. Em especial, o cultivo da alface orgânica hidropônica garante maior controle das condições ambientais e impede o aparecimento de pragas e doenças, devido ao cultivo sem solo, o que descarta o uso de agrotóxicos”, destacam Octavio Nakano e Valdir Atsushi Yuki, professores do Curso CPT Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface.

Local


O local para cultivar alface orgânica hidropônica deve ser estrategicamente escolhido para o sucesso da produção. E as estufas são o ambiente ideal para o bom desenvolvimento dessa hortaliça, pois permite melhor controle das condições ambientais, principalmente em cultivos de grande escala. Nelas, a temperatura deve permanecer a 25°C e a umidade relativa do ar a 70%.

Substrato


Como no sistema hidropônico a alface cresce sem solo, é importante garantir que suas raízes mantenham contato direto com a solução nutritiva. Entretanto, a hortaliça deve ser sustentada por um substrato, que seja de material permeável para que o sistema radicular absorva todos os nutrientes necessários a seu desenvolvimento.

Mudas


Plantar mudas de alface é mais viável que plantar sementes quando se trata de cultivo hidropônico de hortaliças. Há risco reduzido de perdas, já que as mudas hidropônicas são adaptadas ao cultivo sem solo. Por isso, elas devem ser adquiridas de produtores de alfaces orgânicas hidropônicas com certificação.

Espaçamento


Na hidroponia, as alfaces crescem em tubos de PVC com furos, que devem seguir o espaçamento de 25 centímetros. Dessa forma, as hortaliças se desenvolvem livremente, sem uma planta prejudicar a outra. Caso contrário, o desenvolvimento das alfaces hidropônicas poderá ser comprometido.

Irrigação


A irrigação é de suma importância na hidroponia, pois substitui o solo em relação ao desenvolvimento das raízes e permite o transporte de nutrientes para as hortaliças. Além disso, economiza água, pois ela é reutilizada graças à bomba de aquário. Esta é uma forma racional e sustentável de usar o recurso hídrico sem desperdício.

Solução nutritiva


O sistema hidropônico mais utilizado no Brasil é o NFT, cujas raízes da alface se mantêm na água e em contato com um filme especial, onde está a solução nutritiva com pH entre 5,8 e 6,4. Esta apresenta fósforo, sulfato de zinco, nitrato de potássio e nitrato de cálcio, além de outros nutrientes fundamentais ao desenvolvimento vigoroso da hortaliça.

Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia:

Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface

Hidroponia - O Cultivo sem Solo

Hidroponia - Solução Nutritiva

Fonte: Ciclo Vivo

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!