WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como cultivar alface hidropônica

Cultivar alface hidropônica apresenta grande viabilidade técnica, pois a hortaliça se adapta muito bem ao sistema hidropônico

Como cultivar alface hidropônica

“O cultivo hidropônico de alface garante maior controle das condições ambientais e aumento da produção. Cultivar alface hidropônica apresenta grande viabilidade técnica, pois a hortaliça se adapta muito bem ao sistema hidropônico, com significativa redução do ciclo da cultura”, afirma Liliane De Diana Teixeira, pesquisadora da ESALQ e professora do Curso CPT Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface.

Sistemas de cultivo NFT


Os horticultores brasileiros cultivam alface hidropônica essencialmente no sistema NFT (Nutrient Film Technique). Dos tipos de sistemas NFT encontrados no mercado, o mais acessível é o constituído de canos PVC, onde são cultivadas as alfaces. Em cada furo dos tubos, as hortaliças são introduzidas, para que suas raízes, em contato com o filme constituído de nutrientes, possam se desenvolver em seu interior.

A disposição dos tubos deve obedecer a uma leve declividade a fim de permitir o fácil escoamento da solução nutritiva. Este ocorre da seguinte forma: a solução entra na parte mais elevada do cano e segue, pelas raízes, em direção à parte mais baixa. Em seguida, ela volta ao reservatório de origem para recircular no sistema.

Produção das mudas


Para produzir mudas de alface, o horticultor deve escolher sementes peletizadas. Este tipo de semente otimiza a semeadura, pois apresenta alto potencial de germinação. Além disso, é importante usar um bom substrato para o crescimento saudável das mudas. No processo, é utilizada uma espuma fenólica, com vários furos, onde são introduzidas as sementes de alface. Depois, deve-se proceder à irrigação.

Em seguida, as placas com sementes são acondicionadas em ambiente protegido, com temperatura controlada. Cerca de 24 horas após a semeadura, deve-se fazer nova irrigação, dessa vez, com solução nutritiva. Em torno de uma semana, as mudas podem ser transferidas para o sistema hidropônico.

Umidade e temperatura


A umidade relativa do ar deve se manter em torno de 70%, pois, acima dessa porcentagem, surgem os primeiros sintomas de deficiência de nutrientes. O principal motivo para que isso ocorra é que, em umidade elevada, as plantas transpiram pouco, o que compromete a absorção de nutrientes. Da mesma forma, quando a umidade é alta, há maior probabilidade de aparecerem doenças nas alfaces.

Em relação à temperatura, ela não pode ser elevada demais nem excessivamente baixa, pois isso pode interferir no crescimento e nas funções fisiológicas das hortaliças. Por esses motivos, o ideal é que a temperatura permaneça em torno de 25°C.

Início da colheita


O início da colheita da alface hidropônica ocorre quando as raízes se associam à parte aérea da planta. Raízes longas geralmente são aparadas ou acomodadas na haste inferior das hortaliças. Alfaces com raízes duram, cerca de 15 dias, quando acondicionadas em local com umidade elevada e baixa temperatura.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia.

Leia o artigo "Saiba como produzir mudas de alface de forma simples e prática".

Fonte: tudohidroponia.net

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!