A alface, chamada cientificamente de Lactuca sativa, é uma planta anual, de ciclo curto, com folhas dispostas ao redor do caule, que formam uma roseta. Essas folhas podem ser verdes, ou até mesmo verde-arroxeadas, e podem ser lisas, crespas ou recortadas. Independentemente do tipo de alface, algumas doenças viróticas, bacterianas e fúngicas podem acometer essa hortaliça.
Um dos sistemas hidropônicos mais simples é o sistema de leito flutuante, que pode ser facilmente feito em casa. Nele, as plantas permanecem suspensas na água com solução nutritiva sobre uma plataforma de isopor. Em 40 litros de água, é possível cultivar em torno de 12 plantas, que podem aumentar com um sistema maior.
Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia – O cultivo sem Solo, destaca que o cultivo hidropônico possibilita a obtenção de produtos de boa qualidade quando comparados aos sistemas convencionais, devido à maior uniformidade na colheita e eficiência no uso da água para fins de irrigação.
As plantas em geral são compostas por água, elementos químicos e carbono. As plantas que podem ser produzidas em sistemas hidropônicos possuem, em média, 70% de água, 25% de compostos de carbono e 5% de sais minerais ou nutrientes, entre outras moléculas.
Segundo Dr. Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo, existem duas formas de suplementar os nutrientes dos quais as plantas estão com deficiência: na solução nutritiva (nutrientes que são mais móveis na planta ) e sobre a paste aérea (via folhear ou fruto: nutrientes considerados praticamente imóveis, entre eles o cálcio e o boro).
De acordo com Dr. Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo, “Algumas dicas são muito importantes para aqueles que desejam ter sucesso na produção de frutos hidropônicos, principalmente as relacionadas aos tipos de pragas e doenças que acometem tomates e pimentões coloridos e seus respectivos manejos”. São elas:
O manejo fitossanitário é de suma importância para garantir uma planta mais bonita, sadia e vigorosa. “Para isso, é preciso um acompanhamento diário das culturas, observando, nas plantas a raiz, a parte abaxial das folhas, a parte de dentro e o dossel, quanto à presença de lesões na raiz ou nas folhas causadas por pragas. Esse procedimento garantirá um produto final de qualidade”,...
Quirino Carmello, professor do Curso CPT Hidroponia – Solução Nutritiva, esclarece que nos cultivos hidropônicos, os produtos são cultivados sem contato com o solo. As plantas obtêm, em uma água enriquecida com nutrientes, tudo aquilo que é necessário para o seu crescimento. A essa “água enriquecida”, dá-se o nome de solução nutritiva.
Precisando fazer a transferência das mudas cultivadas em espuma fenólica e em substrato para os perfis do berçário, e destes para os perfis de crescimento final? Podemos ajudar, afirma Prof. Dr. Clério Hickmann, do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo. Aprenda como proceder seguindo as instruções abaixo:
Você, que pretende produzir alimentos no sistema hidropônico, saiba desde já que será necessária instalação de viveiros para a execução do seu trabalho. "Estes, por sua vez, devem ser escolhidos tendo-se como base o volume de alimentos a ser produzidos", afirma Prof. Dr. Clério Hickmann, do Curso CPT Hidroponia - O Cultivo sem Solo.