WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sustentabilidade e gestão são fundamentais para o sucesso da pequena propriedade rural

Seja lá qual for a atividade, a avaliação da eficiência produtiva e da rentabilidade do empreendimento rural é feita por meio de diversos parâmetros, chamados de índices

O primeiro passo no sentido de gerenciar e fazer evoluir o negócio agropecuário é o gerenciamento eficiente da propriedade.

O primeiro passo no sentido de gerenciar e fazer evoluir o negócio agropecuário é saber medir, de forma real e objetiva, os resultados alcançados e, a partir desses dados, verificar o que precisa ser mudado na busca por maior eficiência.

Seja lá qual for a atividade, a avaliação da eficiência produtiva e da rentabilidade do empreendimento rural é feita por meio de diversos parâmetros, também chamados de índices, calculados com base em dados registrados sobre o desempenho da atividade e comparados com metas pré-estabelecidas ou com outros valores de referência.  Cabe ao produtor buscar essas informações de gestão especificamente para sua propriedade, seja na pecuária ou agricultura.

Outros aspectos gerenciais demandam atenção do pecuarista e do agricultor. Os recursos humanos, por exemplo, têm grande influência nos resultados da atividade, podendo ser um elemento potencializador positivo. Seleção adequada, treinamento, delegação e supervisão também são pontos-chave. Por outro lado, uma equipe mal treinada e descomprometida pode levar um empreendimento ao fracasso. Nas atividades rurais, o acesso a informações de mercado é também fundamental. Quanto mais bem informado, mais fácil será antecipar as tendências do mercado.

Os recursos humanos, por exemplo, têm grande influência nos resultados da atividade. Seleção adequada, treinamento, delegação e supervisão também são pontos-chave.

Existem muitos fatores limitantes no gerenciamento de propriedades rurais e um dos principais é a ausência de um planejamento das atividades a serem desenvolvidas, feito com base em informações confiáveis, compatíveis com o tamanho da propriedade e sua aptidão. Para fazer um planejamento estratégico eficiente, o produtor deverá ter em mente seis fases sequenciais concatenadas, a serem desenvolvidas no processo, tais como:
      - Escolha das atividades;
      - diagnóstico;
      - definição da missão do empreendimento;
      - análise das vantagens competitivas;
      - elaboração de projetos;
      - preparação da gestão.

Com o objetivo de mostrar como é possível, a partir de conceitos gerenciais, tecnológicos e comerciais, tornar a atividade lucrativa, compatível com o investimento e o trabalho do proprietário, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Administração da Pequena Empresa Rural” no qual você receberá informações do zootecnista e empresário rural Edson Carlos Schwambach.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

As informações sobre a atividade devem ser entendidas pelo produtor como um insumo tão importante quanto às demais que utiliza no manejo do seu rebanho, ou no cultivo de suas plantações. A administração  de uma propriedade rural é um esforço coletivo do proprietário, técnicos e funcionários, por meio do qual se tenta atingir uma meta previamente estabelecida, buscando balancear o potencial produtivo da propriedade, o nível de investimento que poderá ser efetuado, a valorização patrimonial da empresa e, por fim, o resultado econômico proporcionado pelas atividades desenvolvidas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

celio valle

28 de mar. de 2012

Gostaria de saber como adquirir as publicações referentes ao cultivo da macauba. Parabéns pelo trabalho de vocês. Prof Célio Valle

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr. de 2012

Olá, Célio!

Agradecemos o seu comentário. Esperamos que tenha ficado satisfeito com o contato de nossas consultoras.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!