WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que estudar toda a região e o terreno antes de plantar?

Ao fazer a leitura do ambiente, ou seja, de toda região e do terreno, o agricultor tomará decisões acertadas, pois poderá avaliar melhor o custo/benefício antes de optar por determinada cultura

Por que estudar toda a região e o terreno antes de plantar?   Artigos Cursos CPT

 

A superfície terrestre é bastante heterogênea. Ela varia no que se refere às condições climáticas gerais, ou seja, precipitação, temperatura, nebulosidade, ventos e outros. Varia quanto às irregularidades topográficas, ou seja, montanhas, vales, planaltos, rios, escarpas, dunas e outros. Varia quanto à cobertura vegetal e quanto ao uso pelo homem. "De forma geral, há variações que são rapidamente perceptíveis, como a cor da solo, a pedregosidade, o número de rios e a sua perenidade, altura do lençol freático e risco de inundações, áreas encharcadas, rocha subjacente e muito mais", afirma Dr. Eufran Ferreira do Amaral, professor do Curso a Distância CPT Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais.

Todas essas informações, diferenciam a superfície terrestre como um mosaico, sendo no entanto, a base para a diferenciação de ambientes. O tipo de uso dado a um determinado ambiente está diretamente relacionado com suas características, incluindo aquelas não-visíveis diretamente, como conteúdo de nutrientes, vulnerabilidade a processos erosivos, quantidade de água disponível, entre outros.

Para o agricultor, por exemplo, a exposição de um pequeno trato de terra, ou seja, soalheira, noruega e outros, pode ter importância fundamental. Ao saber fazer a leitura do ambiente, ele vai poder tomar decisões mais acertadas. Conhecendo a frequência de inundação das várzeas, observando nuanças, tais como: cor do solo, vegetação espontânea e outros, vai poder avaliar melhor os estratos ambientais, o que vai refletir nas estimativas de custo/benefício. Portanto, é sempre útil informações sobre o ambiente.

Em razão dessas inter-relações é que a natureza apresenta diferentes ambientes, mesmo em espaços curtos no terreno, onde se pode perceber a presença de uma bromélia em cima de uma rocha e, ao lado, uma árvore frondosa. As condições de solo e clima influenciam diretamente na vegetação atual, havendo uma estreita relação entre esses dois componentes. Logo, a natureza apresenta vários ambientes, para que se possa planejar melhor as atividades agrícolas e, assim, ter uma agricultura mais ecológica e, consequentemente, mais equilibrada com a natureza.

Portanto, é importante que o produtor rural planeje as suas atividades antes de qualquer tomada de decisão, para, assim, ter resultados mais promissores, dentro de um projeto de equilíbrio ecológico.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:


- Modelo digital de elevação: o que é e como fazê-lo?
- Zoneamento agroambiental: o que é e para que serve?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo!


 

Conheça os Cursos Online CPT da área Administração Rural.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?