WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Planejamento estratégico de propriedades rurais e sustentabilidade caminham juntos

A realização de um empreendimento sem um planejamento prévio e constantemente atualizado está com sério risco de fracasso

 

 Para ter produtividade e lucratividade, é essencial o planejamento estratégico.

 

O grande objetivo da propriedade rural é obter produtividade e lucratividade no menor período possível.  Para que isso aconteça, é necessário que se faça um planejamento estratégico da atividade a ser desenvolvida. Dentro do mesmo, para se entender todas as variáveis, diretamente ligadas ao processo produtivo, temos a necessidade de conhecer uma infinidade de fatores e condições, e a interdependência entre eles.  

No caso de uma propriedade rural, estão envolvidos fatores como clima, solo, vegetação, aspecto socioeconômico da região, mercado, tendências, clientes, produtos, patrimônio, capital intelectual e muitos outros. Pode-se estudar cada um desses elementos separadamente, ou pode-se associá-los e tentar compreender o conjunto de forma mais profunda, que poderá se tornar muito complexa.

Para o Dr. João Luiz Lani, professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, e do curso “Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais”, “a realização de um empreendimento sem um planejamento prévio e constantemente atualizado está com sério risco de fracasso, uma vez que os caminhos para se atingir os objetivos finais nem sempre são os mais eficazes, fazendo com que constantemente se tenha que mudar de estratégia e rever os métodos de execução”.        

Planejar significa projetar um trabalho, serviço ou empreendimento mais complexo. Ainda, pode ser a determinação dos objetivos ou metas, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los. Nesse contexto, pode-se definir como planejamento, o ato de conhecer as características ambientais da propriedade, tomando o solo como elemento estratificador de ambientes, dando ao mesmo uso mais adequado.

O estrategista age como um general. Ele estuda o cenário da batalha, procura conhecer o inimigo, suas práticas e táticas, define as armas, o número de soldados de cada batalhão, estabelece posições e táticas, motiva os seus comandos, especialmente os comandantes de batalhão, e só depois de tudo detalhadamente estudando e revisando, ele vai para o campo de batalha. Na implantação e no desenvolvimento da empresa, são aplicadas as mesmas táticas utilizadas pelos grandes generais. Porém, a guerra aqui é diferente: é a sustentabilidade da sua empresa rural, em um mundo globalizado altamente competitivo.

Nesse curso, elaborado pelo  CPT – Centro de Produções Técnicas, você também encontrará informações fornecidas pelo Dr. Sérvulo Batista de Rezende, professor do departamento de solos da Universidade Federal de Viçosa e do pesquisador da Embrapa, Eufran Ferreira do Amaral, especialista em processos pedogenéticos e planejamento do uso da terra.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Com o conhecimento do potencial da sua propriedade, melhor será a forma de utilização da mesma dentro do caráter de sustentabilidade.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!