WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ecoturismo afirma-se como ótima fonte de renda para o produtor rural

Boa parte dos municípios brasileiros, e muitas propriedades, podem explorar seus recursos naturais para a atividade turística, ótima fonte de renda para o produtor rural

 

Ecoturismo
 

Boa parte dos municípios brasileiros, e muitas propriedades rurais, podem explorar seus recursos naturais para a atividade turística, bastando, para isso, uma análise criteriosa dos possíveis atrativos. Não há dúvidas de que o atrativo natural é necessário, mas, em última análise, percebemos que as atividades que cercam esses atrativos exercem um peso muito maior sobre a possibilidade de sucesso. A paisagem é um fator determinante na escolha de um destino de viagem pelo turista. Porém, as próprias atividades podem causar alterações nessa mesma paisagem, uma vez que todo o empreendimento, por mais natural que possa parecer, necessita de uma mínima estrutura de operação. Essas alterações, no entanto, podem diminuir não só a qualidade visual, como podem proporcionar problemas ambientais significativos. É por isso que, para evitar ou diminuir os impactos da estruturação do negócio, do empreendimento, toda a estrutura deverá ser planejada e executada de forma cuidadosa. Neste sentido, alguns questionamentos devem ser feitos, tais quais:

- Qual o local menos impactante deve ser escolhido para a construção dessa estrutura?
- Como devem ser as instalações de atendimento, hospedagem e lazer que causem o menor impacto possível?
- Qual o destino do lixo e do esgoto sanitário produzidos?

Essas e outras perguntas precisam ser respondidas sob uma ótica ecologicamente sustentada. Essas perguntas serão respondidas após o planejamento dos seguintes itens necessários à operação de empreendimentos:

Boa parte dos municípios brasileiros, e muitas propriedades rurais, podem explorar seus recursos naturais para a atividade turística.

1. Infraestrutura de operação
Em geral o turismo ecológico não demanda infraestrutura grande ou complexa. Porém, se o empreendimento está sendo planejado para receber um grande fluxo turistas, de forma permanente, torna-se indispensável um planejamento ainda mais cuidadoso da infraestrutura.

2. Acesso
A facilidade de acesso é um fator preponderante na manutenção do fluxo de turistas, de acordo com a capacidade do local.

3. Equipamentos e serviços turísticos
Este item se refere a tudo que está relacionado às trilhas, às áreas de recreação, aos banheiros, restaurantes, à estrutura de hospedagem, aos sanitários, vestiários, locais de descanso, etc. É preciso levar em conta que todas as instalações deverão ser projetadas em harmonia com o meio ambiente.

4. Atividades relacionadas ao ecoturismo

O que seria dessa atração, se em torno dela não estivesse devidamente estabelecido um programa de atividades? Certamente seria muito menor o número de pessoas que pagaria apenas para chegar às margens do rio e olhar os peixes e nascentes. O segredo da escolha da atividade mais adequada a cada atrativo, é o fato de que elas foram organizadas para promover uma interação do turista com o ambiente, agregando valor ao atrativo. Abaixo apresentamos uma lista dessas atividades:

A paisagem é um fator determinante na escolha de um destino de viagem pelo turista.

Acampamento: para os que gostam de apreciar a natureza, o acampamento é a oportunidade perfeita e os adeptos podem optar tanto pelo estilo tradicional de acampamento, no qual inúmeros acessórios são levados para o local, dando maior comodidade às pessoas, quanto pelo estilo selvagem, onde quase nada é levado para o camping.

Caminhadas: durante o planejamento de um sistema de trilhas, será preciso considerar a sequência paisagística dos percursos e, é claro, a presença de atrativos como banhos em rios, açudes ou cachoeiras, e a observação da fauna e da flora.

Cavalgada: os animais utilizados devem ser mansos, pois, na maior parte das vezes, o turista não possui prática de equitação.

Ciclismo: o uso da bicicleta está condicionado à existência de uma via que permita o tráfego do ciclista, seja ela pavimentada ou não. Recomenda-se que sejam planejados alguns pontos de parada para descanso ou mesmo para desfrutar do ambiente visitado. Caso não haja acompanhamento de um guia, é importante o fornecimento de mapas da região, com trilhas e suas distâncias.

Escalada, caving, mergulho, montanhismo, rafting, rapel, passeio de barco ou jipe: Estas atividades, bastante específicas, estão cada vez mais associadas ao ecoturismo. Exige equipamentos adequados para cada modalidade, sendo também indispensável a presença de um guia ou instrutor especializado, que vai treinar, orientar e supervisionar os turistas durante a atividade, garantindo segurança, sem se perder o sabor de aventura dessas atividades.

Observação de animais - safari fotográfico: Existem técnicas específicas para observação de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos, sendo aconselhável a orientação de biólogos e engenheiros florestais, para planejamento da atividade.

Pessoas fazendo ciclismo rural


O Curso CPT de Ecoturismo, destina-se ao seguinte público-alvo:

- Proprietários de fazendas interessados em atuar nesta área.
- Profissionais que  já trabalham com turismo rural, mas querem se aprimorar.  
- Técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos que prestam consultoria.
- Estudantes.
- Outros.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?