Conhecer o mercado comprador e consumidor é a melhor estratégia para um bom negócio

Um produtor nunca deve entrar ou permanecer numa atividade de produção e comercialização, sem estar bem informado dos riscos e oportunidades que ela oferece

comercialização de produtos agrícolas

A comercialização apresenta várias técnicas que podem ampliar, substancialmente, o sucesso da atividade.

O modo de praticar ou fazer a comercialização de produtos e serviços, para muitos, é uma habilidade inata, um dom para os negócios, uma questão de bom-senso. Entretanto, como ciência a comercialização apresenta várias técnicas que podem ampliar, substancialmente, o sucesso da atividade.

Se o produtor procurar conhecer e explorar bem as possibilidades do processo produtivo e do mercado comprador e consumidor, vai estar mais apto a estabelecer estratégias bem sucedidas para enfrentar os desafios de venda de seu produto.

Dentre essas técnicas, pode-se dizer que a principal dica é que um produtor nunca deve entrar ou permanecer numa atividade de produção e comercialização, sem estar bem informado dos riscos e oportunidades que ela oferece.

Muitas vezes, é na hora de comercializar que se descobre que não se tem informação suficiente e adequada. Dessa forma, quase sempre o indivíduo se vê em situação de apuro ou de dúvidas sobre o que fazer para comercializar o produto.

Antes de entrar em uma negociação, deve-se estar atento aos preços dos produtos, às tendências, aos períodos de preços altos e aos de preços baixos, à melhor época de venda, ao melhor local, às exigências de qualidade dos consumidores, às tendências do consumo, quem são os possíveis compradores, à possibilidade de integração com agroindústrias, cooperativas, exportadores e supermercados, à possibilidade de agroindustrializações existentes dentro e fora da propriedade, à disponibilidade e ao custo de transporte na região e para fora da região, ao custo e à possibilidade de armazenagem, dentre outras.

comercialização de produtos agrícolas

A comercialização agrícola é uma atividade em que se  passam bens e produtos do produtor ao consumidor, sob diferentes formas de venda

“A comercialização agrícola é, portanto, uma atividade específica em que se  passam bens e produtos do produtor ao consumidor, sob diferentes formas de venda”, afirmam os professores Alberto Martins Rezende e Marília Fernandes Maciel Gomes, do curso Comercialização Agrícola, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

É importante ressaltar que os bens devem ser encontrados ou criados para atender às expectativas dos consumidores, em natureza, qualidade e preço, e que esses bens devem ser apresentados no tempo próprio e sob condições as mais atraentes ou simpáticas aos consumidores.

O processo é contínuo. Não se pode pensar que tendo alcançado um bom nível de informação, de qualidade, um produto diferenciado, uma boa estratégia de venda, pode-se descansar. Pelo contrário, tem-se que ter sensibilidade para uma renovação contínua de ideias na execução de suas tarefas. No contexto de uma economia globalizante e competitiva, a renovação de produtos e de ideias é fundamental para continuar saindo na frente e mantendo a atividade produtiva como uma fonte inesgotável de riqueza.

Desse ponto de vista, a tarefa da comercialização agrícola pode ser dividida em seis diferentes grupos de funções. Resumidamente, cada função ou grupo de funções atende, em geral, às seguintes proposições:

Função Contatual: Engloba as funções de compra e venda. Envolve o processo de achar o mercado e de descobrir compradores e vendedores potenciais de um produto e fazer contatos com eles.

Função Mercadológica: Refere-se ao ajustamento feito aos bens para atender às exigências do mercado. Inclui o planejamento e o preparo do produto para o mercado. Envolve seleção do produto a ser produzido ou estocado e decisões sobre detalhes como tamanho, aparência, apresentação, forma, embalagem, quantidades a serem compradas ou produzidas, época de produção ou compra e linhas de preços, etc.

comercialização de produtos agrícolas

Numa economia globalizante e competitiva, a renovação de produtos e de ideias é fundamental como fonte inesgotável de riqueza

Função de Propaganda (Informação de Mercado): Inclui métodos usados pelos vendedores e pelos compradores para influenciar compradores e vendedores, respectivamente.

Função de Estabelecimento de Preço: Refere-se à busca do melhor preço e a sua fixação. Um preço deve ser alto o suficiente para compensar a sua produção e baixo o suficiente para induzir os compradores aceitá-lo.

Função de Distribuição Física: Refere-se à colocação de bens no mercado no tempo certo e no lugar certo. É o suporte físico à movimentação ou fluxo das mercadorias. Inclui as funções de transporte e armazenamento.

Função de Terminação: Refere-se à conservação do processo de comercialização ou efetivação da transação comercial sobre pelo menos três pontos essenciais:
a) qualidade;
b) quantidade; e
c) preços.

Os produtores rurais na comercialização
O produtor, para comercializar adequadamente a sua produção, deve levar em consideração algumas medidas básicas a fim de propiciar aos empreendimentos maiores lucratividades. Estes pontos podem ser usados independentemente do produto, do lugar e das circunstâncias em que se encontram.

Em ordem de importância aponta-se um conjunto de cinco pontos, organizados com o objetivo de orientar o produtor sobre como comercializar melhor os seus produtos.
1 - Informação sobre o mercado.
2 - Agregação de valor ao produto.
3 - Desenvolvimento de uma estratégia.
4 - Oferecimento de qualidade
5 - Sensibilidade para renovação permanente

Percebe-se, até aqui, que a tarefa da comercialização exige muito conhecimento, muita dedicação e muita ousadia. Entretanto, quase sempre, a experiência tem mostrado que vale a pena o produtor investir mais nestas tarefas, pois é somente comercializando mais que se tem chances de ganhar mais.

comercialização de produtos agrícolas

O produtor deve conhecer bem o seu produto apresentando suas vantagens se comparado aos dos concorrentes


Confira mais informações, acessando os cursos da área Administração Rural.

Por Silvana Teixeira

 

Cursos Relacionados

Curso Comercialização Agrícola Curso Comercialização Agrícola

Com Prof. Prof. Alberto Rezende

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar uma Cooperativa de Trabalhadores Rurais Curso Como Montar uma Cooperativa de Trabalhadores Rurais

Com Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos e Prof. Dr. Juvêncio Lima

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Gestão Moderna de Cooperativa Curso Gestão Moderna de Cooperativa

Com Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos e Prof. Dr. Juvêncio Lima

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais Curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais

Com Prof. Dr. Eufran Amaral e Prof. Dr. João Luiz Lani

R$ 480,00 à vista ou em até 12x de R$ 40,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Administração da Pequena Empresa Rural Curso Administração da Pequena Empresa Rural

Com Prof. Edson Schwambach

R$ 420,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural Curso Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural

Com Prof. Dr. Fabiano Alvim

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Administração Rural

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade