WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confinar ou não confinar gado de corte? O que eu devo saber sobre isso?

O confinamento é uma atividade que envolve risco mais elevado devido ao volume de desembolso financeiro, e sua rentabilidade ser muito dependente do preço de compra e venda dos bovinos

Confinar ou não confinar gado de corte? O que eu devo saber sobre isso?   Artigos Cursos CPT

 

O confinamento é uma atividade que envolve um risco mais elevado devido ao volume de desembolso financeiro, e sua rentabilidade ser muito dependente do preço de compra e venda dos bovinos, afirma Fabiano Alvim Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural.

Um estudo de dois confinamentos em Minas Gerais, anos atrás, mostrou que as fazendas apresentaram lucro operacional (LO) e, apesar de não serem valores altos, indicam que o confinamento foi uma atividade que conseguiu viabilizar-se e pagar todos os custos operacionais. No entanto, observou-se que, apesar de ter apresentado LO, o confinamento no sistema 2 não conseguiu pagar o custo do capital (COC) investido na atividade. Esse fato ocorreu principalmente devido a pouca valorização da arroba na entressafra.

É importante ressaltar que, nesse estudo, não foram considerados, para o sistema de produção, outros benefícios decorrentes da adoção de confinamento, tais como: a antecipação das receitas e os custos de permanência desses animais por mais tempo na fazenda. Estes resultados indicam que o confinamento, por si só, não pode ser considerado uma das melhores opções de investimento do mercado. No entanto, quando se considera o confinamento como estratégia para o sistema como um todo é que se entende a sua função estratégica. Os preços de venda e de compra, isto é, a variação do preço da arroba exerce grande influência nos resultados econômicos.

O custo da arroba produzida varia em função do ganho de peso do animal, o preço dos insumos, infraestrutura e região onde é realizado o confinamento. Portanto, o planejamento bem feito assegura a tomada de decisão de fazer o investimento.

Trabalhos da Embrapa Gado de Corte – CNPGC, avaliaram a eficiência de sistemas de alimentação, durante os períodos críticos, como alternativa de redução da idade de abate de Nelore recriados em pastagens de Brachiaria decumbens, e a viabilidade econômica dos mesmos. Foram feitos os seguintes tratamentos:


a) Os animais não receberam suplementação;
b) Os animais receberam suplementação de ração somente no primeiro período seco;
c) Os animais receberam suplementação de ração no segundo período seco;
d) Os animais receberam suplementação de ração nos dois períodos secos; e
e) Os animais receberam suplementação de ração no primeiro período seco e foram confinados no segundo.

A suplementação alimentar, durante o período seco, combinada ou não com o confinamento, mostrou-se uma atividade economicamente viável. O tratamento que apresentou maior valor presente líquido (VPL) foi aquele em que os animais foram suplementados a pasto nas duas estações secas (D), e o menor VPL pelos animais que não receberam qualquer suplementação (A). A suplementação alimentar proporcionou aumento da taxa de suporte da fazenda de 0,73 para 0,87 UA/ha na seca, redução da idade ao abate de novilhos Nelore de a 5 a 13 meses de acordo com a suplementação. O ganho compensatório que ocorreu nos animais sem suplementação foi parcial, não conseguindo atingir nenhum dos animais que foram suplementados pelo menos uma vez durante o ciclo (1a ou 2a seca).

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Informática combina com agropecuária? Sim, e muito!
- Índices zootécnicos: por que isso é tão importante na pecuária?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Administração Rural.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!