
Muitos produtores rurais moram isolados no meio rural e temem que suas fazendas sejam invadidas por criminosos. Normalmente, as quadrilhas invadem essas propriedades rurais em busca de produtos agrícolas, máquinas, equipamentos e animais. Para evitar que isso aconteça, existem meios que melhoram a segurança da fazenda, como veremos a seguir.
Não seguindo padrões em sua rotina
Evite seguir padrões, pois os criminosos estudam a rotina das suas vítimas. Não siga os mesmos horários para realizar atividades nem percorra os mesmos caminhos. Muito menos exponha detalhes de sua vida pessoal e profissional com pessoas estranhas. Peça que os funcionários sigam o seu exemplo sendo discretos e prudentes.
Se você for viajar por longo período, para não deixar o local sem supervisão, oriente seu caseiro para vigiar a fazenda. Caso você não tenha um caseiro, peça a vizinhos, amigos ou parentes para visitarem o local frequentemente, recolhendo suas correspondências ou mesmo jornais que indiquem que a fazenda está vazia.
Controlando o tráfego de pessoas
Existem fazendas que apresentam maior fluxo de pessoas e veículos, o que requer um maior controle do tráfego para monitorar quem entra e quem sai do local. Vale lembrar que os criminosos observam a rotina da fazenda em busca de falhas na segurança para que possam invadir a propriedade.
Por isso, é impreterível estabelecer regras de acesso, determinando quem está (ou não) autorizado a entrar na fazenda. Além disso, é importante fazer o cadastro de todos (prestadores de serviços, fornecedores, visitantes e funcionários) que acessam as áreas da propriedade. Os dados pessoais devem ser anotados e, se possível, deve ser feito um registro com foto.
Monitorando a área continuamente
Todos os pontos de acesso da fazenda devem ser continuamente monitorados, com rondas para observar a movimentação do local. Outra opção, é realizar a vigia com um cão de guarda treinado para alertar sobre a presença de estranhos no local. Ao invés do cão, pode ser usado um ganso, pois essa ave apresenta ótimo campo de visão e olfato apurado para alertar sobre quaisquer sinais de invasão com o seu grasnado.
Usando equipamentos de segurança
Investir em equipamentos de segurança, como alarmes e câmeras, também é muito importante para melhorar a segurança da fazenda. Além de dificultar o acesso dos intrusos, esses equipamentos permitem o reconhecimento dos criminosos caso ocorra alguma tentativa de invasão. As luzes de emergência também ajudam muito em casos de corte de energia.
Já a instalação de câmeras em locais estratégicos amplia a visão da área para uma maior segurança da propriedade. Entretanto, elas devem ser protegidas por grades para não serem danificadas. Além disso, elas não devem estar conectadas com a parte elétrica da casa para se manterem continuamente ativas.
Quanto às cercas, elas também dificultam possíveis invasões. Para isso, elas devem ser resistentes contra a ação do tempo, além de serem instaladas a 1,7 metro de altura do chão. Além disso, é fundamental manter uma angulação pontiaguda, nas extremidades superiores, voltada para a área externa da propriedade.
Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural:
Segurança em Propriedades Rurais
Administração da Pequena Empresa Rural
Fonte: tecnologianocampo.com.br
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.