Chefe significa o principal entre outros; aquele que exerce a autoridade, que dirige, o dirigente. O líder é alguém reconhecido pela equipe como capaz de conduzi-la na direção de um objetivo desejado.
"A diferença entre chefe e líder se dá na fonte proveniente do poder: o que vem de cima para baixo é característico do chefe; o que vem de baixo para cima é característico do líder", explica o economista Jershon de Morais, professor do Curso CPT Chefia e Liderança na Fazenda.
Precisamos cada vez mais de líderes que de chefes. E de líderes com habilidades para interpretar, com excelência e que, simultaneamente, exerça os dois papéis, algumas vezes excludentes, de chefe e líder. O produtor rural deve perceber a hora em que precisa ser chefe e a hora em que precisa ser líder para garantir o sucesso de seu empreendimento.
O gerente líder ideal de um empreendimento rural será aquele que possuir características de um ser humano, entusiasta, criativo, formador de equipes de trabalho. O gerente líder de sucesso de uma propriedade rural será aquele que desafia processos, busca oportunidades, assume riscos, inspira uma visão compartilhada, pressente o futuro, fortalece a colaboração, modela caminhos para sua equipe de trabalho, encoraja corações, reconhece contribuições, comemora realizações.
Assim, a liderança exercida com a alma ajuda o desenvolvimento do potencial humano na vida e no trabalho. A melhor maneira de obter lucro num empreendimento rural é através do respeito e da ética, tornando a empresa rural uma empresa feliz e competitiva.
A geração de riquezas no mundo moderno não decorre das pessoas trabalharem mais, mas sim com maior criatividade e satisfação. Porém, não é possível ser criativo num ambiente de ansiedade e insegurança. Por isso, ao valorizar a pessoa, o modelo do gerente de hoje deixou de ser controlador ou coercitivo para ser agregador, apoiador, motivador, humanizado e competente.
Logo, o que é mais importante na administração de um empreendimento rural é o desenvolvimento gerencial ou interpessoal. Não adianta eletrificar ou informatizar se não existir um bom gerenciamento. Você certamente se engrandecerá ao aprofundar em assuntos como: competências gerenciais (técnica, interpessoal, cultural), desenvolvimento da equipe de trabalho (delegação, treinamento, educação), administração de conflitos, tomada de decisão, motivação no trabalho.
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Por Equipe CPT de Redação.
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