WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Chefia e liderança na fazenda - 7 passos para a tomada de decisão

7 passos para a tomada de decisão.

 Tomar decisões é um comportamento que pode ser aprendido com o tempo. Então, comece a praticar!

O processo de decisão é complexo e está sujeito ás características individuais do decisor quanto da circunstância em que está envolvido e da maneira como compreende essa situação.


O processo de decisão desenvolve-se em sete etapas, a saber:

1.Percepção da situação que abrange algum problema;

2.Diagnóstico e definição do problema;

3.Definição dos objetivos:

4.Busca de alternativas de solução ou de cursos de ação;

5.Escolha da alternativa mais apropriada ao alcance dos objetivos;

6.Avaliação e comparação dessas alternativas;

7.Implementação da alternativa escolhida.

Cada etapa influencia as demais e todo o conjunto do processo. Pode ser que as etapas não sejam seguidas à risca.

Quando há pressão para uma solução rápida, uma solução imediata, os passos 3º, 5º e 7º podem ser sintetizados ou eliminados. Caso contrário, sem existência de pressão, determinados passos podem ser ampliados ou desdobrados no tempo.

Visto no geral, um processo decisório pressupõe opções, escolhas nem sempre muito fáceis de fazer. Há perdas e há ganhos, há o curto e médio prazos, há conflito de valores. Isso tudo é extremamente mobilizador.

Por isso, é importante tentar, de alguma forma, sintetizar um contexto, criar um cenário pelo menos próximo da realidade onde as possibilidades de decisão possam ser examinadas sob todos os ângulos.

E, acima de tudo, acredite! Tomar decisões é um comportamento que pode ser aprendido com o tempo, como qualquer outro comportamento ou atitude. Então, comece a praticar!

Leia outros artigos relacionados ao tema:

Equipe de trabalho

Como motivar a equipe

Como delegar responsabilidades

Como fazer uma crítica construtiva

Fases do trabalho em equipe

Como conseguir bons resultados com a equipe

10 características de ótimos chefes

O líder e a relação do poder na equipe

Dicas para ser um bom líder

Aprimore os seus conhecimentos, acessando os cursos da área Administração Rural, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!