WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cercas elétricas: como escolher e como elas funcionam?

As cercas elétricas se destacam por ser uma alternativa mais barata e simples do que as cercas convencionais

Cerca elétrica - imagem ilustrativa

Rodrigo Carrara, professor do Curso CPT Construção de Cercas na Fazenda, informa que a construção de cercas na fazenda é um processo bem simples de ser executado, mas é oneroso e demanda muito trabalho. Por conta disso, elas devem ser construídas somente com muito conhecimento técnico.

Ao longo do tempo, a utilização de cercas elétricas no Brasil vem crescendo muito, a exemplo do que acontece em outros países. Seja para a proteção – haja vista o crescimento da criminalidade, seja para delimitar os limites da propriedade, seja para controlar o espaço dos animais, as cercas elétricas possuem especificações diferentes das cercas convencionais, pois conduzem eletricidade.

Dessa forma, e tendo em vista que esse tipo de cerca se destaca por ser mais econômico e simples, fique por dentro de todas as informações necessárias para a sua construção:

Funcionamento da cerca

Toda a cerca elétrica funciona como um sistema. E a atenção com a sua construção vai desde o projeto de implementação até a ativação da carga elétrica. O proprietário da propriedade precisa levar em conta as características de sua propriedade, os materiais e a eletrificação do sistema para que seu investimento não seja perdido.

Um dos principais pontos de cuidado está na utilização de um eletrificador de alta potência, que tem que estar associado a um aterramento eficiente e isoladores de alta capacidade de isolamento.

Materiais para a cerca

Na hora de escolher os materiais, recomenda-se avaliar o custo-benefício e não somente o valor, para não correr o risco de selecionar materiais de baixa qualidade. No caso do eletrificador, então, haja vista que ele é a parte de maior importância no sistema elétrico, o tamanho da área e a distância do local de instalação até a área de pastejo mais distante são fatores cruciais. São três os principais tipos: os que se ligam diretamente à rede elétrica, os que são alimentados por baterias e os que funcionam a partir de um painel solar.

Os isoladores são fundamentais para evitar que os fios de arame toquem os mourões e estacas que sustentam a cerca. Fique atento para escolher aqueles que possuam proteção contra o ressecamento provocado pelos raios solares, para que eles não percam sua eficiência rapidamente.

Além desses, são materiais específicos para as cercas elétricas os cabos isolados, utilizados na construção de ligações subterrâneas, aéreas e para o aterramento; a chave interruptora, que permite, dentre outras funções, que determinados pontos sejam ligados ou desligados; a manopla para colchete; o kit para-raios; o voltímetro; e as hastes para aterramento, além de arames, estacas e mourões.

Cálculo do material que será utilizado

A quantidade de material que será empregada na construção da cerca elétrica varia de acordo com o tamanho que se deseja cercar. Há alguns fatores que interferem na determinação da quantidade de fios, a exemplo do animal criado, do tipo e relevo do solo e do tamanho da propriedade.

A construção da cerca

Antes de mais nada, para evitar quaisquer problemas, recomenda-se que a elaboração do projeto e a construção da cerca elétrica sejam acompanhados por um profissional. Esse tipo de cerca permite que a sua construção seja feita não somente em linhas retas, como também em curvas e declives. Durante a construção, o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – é extremamente necessário.

Atenção! A instalação de cada um dos componentes tem que ser feita com total atenção, de acordo com o projeto previamente elaborado.

Testagem do funcionamento da cerca

Depois de instalada, é aconselhável testar o funcionamento da cerca elétrica com um voltímetro digital. A utilização desse aparelho indica a intensidade do choque e ajuda a identificar possíveis falhas no sistema. Com o objetivo de manter a potência do choque em níveis ideais, a cerca deve estar sempre limpa, sem pasto nem plantas encostando no fio eletrificado, dado que isso pode causar perda de energia.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural:

Construção de Cercas na Fazenda
Cerca Elétrica para Pastejo Rotativo
Segurança em Propriedades Rurais

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Construções rurais: cerca elétrica / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). — 1. ed. Brasília: SENAR, 2017. 88 p. il.
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?