WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agronegócio - planejamento estratégico de propriedades rurais

Realizar um eficiente planejamento estratégico em uma propriedade rural envolve seis passos importantes. É fundamental que o proprietário acate a cada um deles bem como sua sequência

Agronegócio - planejamento estratégico de propriedades rurais

 

Realizar um eficiente planejamento estratégico em uma propriedade rural envolve alguns passos importantes, como escolher corretamente as atividades a serem implantadas na fazenda, fazer um correto diagnóstico sobre todas as possibilidades de desenvolvimento, definir com sabedoria qual a missão a ser seguida pela empresa rural, verificar com antecedência quais serão as vantagens competitivas dos produtos trabalhados, projetar corretamente todos os passos a serem desenvolvidos e, ainda, fazer a correta gestão do agronegócio. Somente estando bem estruturado que um empreendimento rural se sobressairá e terá sucesso.

O planejamento estratégico eficiente é aquele em que o produtor tem em mente seis fases sequenciais e concatenadas

O planejamento estratégico eficiente é aquele em que o produtor tem em mente seis fases sequenciais e concatenadas

O planejamento estratégico eficiente é aquele em que o produtor tem em mente seis fases sequenciais e concatenadas. Sendo assim, é importante que ele não as pule, acatando corretamente a sua posição na elaboração do planejamento:

Primeiramente, o produtor vai definir quais serão as atividades básicas na propriedade. Em seguida, deve fazer um diagnóstico geral do imóvel, para conhecer profundamente a sua área de trabalho. Feito o diagnóstico, e já sabendo de suas restrições a exequibilidade das atividades que estava definindo, o produtor define a missão de sua propriedade rural. Sabendo o caminho a seguir e onde se quer chegar, o produtor ressalta as vantagens competitivas do negócio a ser implementado.

Após esses quatro passos, o produtor está pronto para conceber o projeto de sua propriedade e aí é só fazer gestão do mesmo, porém, agora, pautada em informações técnicas integrais da base onde se vai trabalhar.  

Escolha das atividades

Para se iniciar o planejamento, deve-se, primeiro, conhecer todas as tendências globais, para então definir quais as atividades que na propriedade serão implantadas.

Diagnóstico

O segundo passo do planejamento é estabelecer um diagnóstico completo da propriedade:

- Identificar os principais usos da terra e as construções existentes, de maneira a facilitar o planejamento posterior.

- Identificar as classes de solos existentes, as tipologias florestais, os atuais diferentes usos da terra e as áreas de interesse específico (nascentes, áreas degradadas, etc), que contribuam para o desenvolvimento das atividades futuras.

- Fazer uma prospecção mineral para avaliar a necessidade de uma pesquisa de subsolo, para análise de uma exploração comercial; e,

- Avaliar a qualidade das águas na propriedade, de forma a avaliar a existência de água mineral e a potabilidade da mesma para consumo interno.

A missão deve ser clara, e sintetizar tudo aquilo que se pretende com a sua empresa rura

A missão deve ser clara, e sintetizar tudo aquilo que se pretende com a sua empresa rura

Missão

A missão deve ser clara, e sintetizar tudo aquilo que se pretende com a sua empresa rural. É definida no terceiro passo do planejamento estratégico. Ela define o núcleo central do empreendimento, norteia as atividades e direciona, de qualquer lugar, a qualquer tempo, em qualquer situação, a direção que deve ser seguida para atingir os objetivos já definidos.  

Vantagens competitivas

Aqui, o produtor deve criar cenários que enfatizem as vantagens existentes e dar condições materiais e pessoais para desenvolver as vantagens que ainda não tem, e minimizar as desvantagens que possui. É necessário que o produtor pesquise as tendências atuais do mercado e conheça outras empresas que estejam atuando na mesma área já definida para a sua empresa, de forma a melhorar os processos já existentes ou, até mesmo, criar novos processos.

Projetos


Para elaborar os projetos de execução, o produtor necessita de todas as informações de sua propriedade e do contexto sócioeconômico regional. Os projetos devem ser o mais detalhados possível, de forma a viabilizar uma implantação rápida e fiel ao planejamento.

O sistema organizacional e administrativo é estruturado paralelo à implantação da infraestrutura

O sistema organizacional e administrativo é estruturado paralelo à implantação da infraestrutura

Gestão

O sistema organizacional e administrativo é estruturado paralelo à implantação da infraestrutura. É definido a partir do estabelecimento dos setores, do pessoal e das bases comerciais que devem estar associadas à gestão da informação.

A empresa deve concentrar o seu foco na atuação, em apenas uma, ou, no máximo, duas atividades principais. Ao aumentar o número de atividades, há uma divisão natural de esforços que pode criar uma condição de diminuição da capacidade produtiva, que vai acarretar numa diminuição da competência e da sustentabilidade.

Conheça os Cursos CPT, da área Cogumelos Comestíveis, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

Curso CPT Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais

Curso CPT Chefia e Liderança na Fazenda

Curso CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural

Curso CPT Segurança no Trabalho Rural

Curso CPT Segurança em Propriedades Rurais

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!