Os novos tempos exigem eficiência técnica e econômica da empresa para sobreviver num mundo de grande competição. Isto é verdade para todas as atividades econômicas, e a produção de leite não é uma exceção. Os ajustamentos requeridos são significativos, o que torna um desafio continuar e vencer na atividade. Entretanto, com certeza, os desafios são ainda maiores para o pequeno produtor de leite, razão por que muitos analistas acreditam no seu desaparecimento.

De nada adiantaria aumentar a produção e a produtividade, se tais aumentos não representassem ganhos financeiros para o produtor.
Diante desse quadro, algumas perguntas podem ser feitas, para entender melhor a situação: Todos os pequenos produtores de leite, no Brasil desaparecerão? Acreditamos que não. Se não, o que é preciso fazer para que eles não desapareçam? A resposta está no curso "Técnicas Simples para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Ele conta a história de um pequeno produtor de leite que venceu sem receber doações de insumos ou serviços, crédito subsidiado ou favores especiais na venda de seu leite. Recebeu apenas uma assistência técnica, de boa qualidade, que o levou a combinar inovação tecnológica com gerenciamento da empresa rural.

Os ajustamentos requeridos são significativos, o que torna um desafio continuar e vencer na atividade.
Ao aplicar, com inteligência, as pequenas sobras do Sítio Cristais, foi possível aumentar o patrimônio em 80%, a produção, de 48 para 500 litros por dia, e a produtividade, de 6 litros/vaca em lactação para 20 litros. Esses resultados são expressivos; porém, o que mais chama a atenção é o perfeito equilíbrio entre os ganhos de eficiência técnica e os de eficiência econômica.
De nada adiantaria aumentar a produção e a produtividade, se tais aumentos não representassem ganhos financeiros para o produtor. No Sítio Cristais, os ganhos são significativos, visto que tanto a margem bruta quanto a líquida aumentaram dez vezes. Tais aumentos dão sustentação à empresa e fôlego para perseguir objetivos ainda mais ambiciosos.
Além de mostrar as tecnologias adotadas na criação de bezerras, na recria de novilhas, nas vacas falhadas e em lactação, o videocurso destaca os principais pontos do gerenciamento da empresa rural, tais como planejamento, equilíbrio do sistema de produção e estratégia de investimento. Tudo isto é mostrado, passo a passo, de modo simples e direto, em que o casal de produtores conta tudo o que fez para alcançar o grande sucesso, hoje referência nacional. Além dos depoimentos do produtor, o filme contém, ainda, minha participação e do Zootecnista Christiano Nascif, integrantes do Programa que assiste ao Sítio Cristais.
Prof. Sebastião Teixeira Gomes
Doutor em Economia Rural da
Universidade Federal de Viçosa
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alvaro Afonso figueiredo
2 de abr. de 2018Sou pequeno produtor e iniciante, gostaria de mais explicação e referências do curso por gentileza!

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de abr. de 2018Olá Alvaro,
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os cursos.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Evandro
27 de ago. de 2017Gostei da matéria sobre o gado leiteiro

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de ago. de 2017Olá, Evandro.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.