WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sabe quem mais fideliza os alunos à escola? Os professores

O professor, por sua capacidade de liderança, tem grande contribuição na construção da imagem da escola, desempenhando um papel vital para o sucesso da instituição de ensino

 

Sabe quem mais fideliza os alunos à escola? Os professores
 
 

A área pedagógica é extremamente necessária para fidelizar o aluno, pois ela que definirá o tom e a profundidade das ações e, nesse caso, o professor, por sua capacidade de liderança, tem grande contribuição na construção da imagem da escola. Portanto, ele desempenha um papel vital, pois contribui diretamente para o sucesso da instituição de ensino.

O professor é uma das principais referências que temos ao longo da vida e ele é fundamental para a construção de uma imagem de solidez da escola. Em virtude de sua convivência diária com o aluno, ele pode ser o principal disseminador de todas as atividades da instituição, sejam de cunho pedagógico e, ou de marketing educacional.  

Quando o professor está alinhado à missão da escola e às metas da Direção, ele consegue exercer sua liderança em sala de aula, motivando os alunos a permanecerem na escola e os incentivando a indicar novos discentes. A Direção deve se conscientizar de que o corpo docente é essencial para o processo de fidelização e captação de alunos e, por isso, é importante que o professor saiba de seu potencial dentro da escola e participe das principais ações que enfatizem os diferenciais da instituição junto à comunidade.

Algumas pesquisas apontam que pais e alunos priorizam, no processo de escolha ou na mudança de escola, a qualidade do sistema educacional e a formação dos professores, ou seja, a instituição precisa apresentar um bom projeto pedagógico que dependerá efetivamente do desempenho do professor para que ele seja bem executado.  

O professor é o contato mais próximo do aluno, e acompanha o seu dia a dia no ambiente escolar. O professor pode e deve auxiliar a Direção a compreender as expectativas, demandas, interesses e sugestões dos discentes e defendê-las com o objetivo de proporcionar melhorias e ajustes contínuos na escola. Com isso, ele estabelece uma relação de confiança e empatia entre os alunos e pais.

É necessário que ele cultive características que o tornem verdadeiramente um influenciador entre os alunos, tais como:

- Perceber os anseios e as expectativas dos alunos, possibilitando um trabalho personalizado;
- Observar a falta de motivação dos alunos e buscar, em tempo hábil, uma alternativa para reverter esse quadro;
- Transmitir aos alunos os benefícios e as vantagens competitivas da escola;
- Mostrar aos alunos toda a sua evolução no aprendizado para que eles se sintam motivados e interessados em desenvolver seus conhecimentos.

O encantamento do aluno se faz principalmente dentro da sala de aula, quando ele percebe que está sendo assistido pelo professor, que o processo de ensino aprendizagem é potencializado pelo comprometimento do docente a orientar e a desenvolver todo seu conhecimento e minimizar suas dificuldades.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Como Fidelizar os Estudantes de Sua Escola.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!