A movimentação alegre e saltitante das crianças em uma escola, geralmente, impede-nos de imaginar o quanto é complexo criar, manter e dar continuidade a um empreendimento com credibilidade e bom funcionamento na área de educação. O que é certo afirmar, no entanto, é que uma escola, certamente, terá mais chances de sucesso se utilizar as ferramentas de planejamento estratégico, por meio de um plano de negócios. O plano de marketing, por sua vez, busca estabelecer as estratégias de venda para os produtos e serviços que serão oferecidos pela escola.
Alguns elementos-chave são abordados no plano de negócios escolar, são eles:
- Clientela a ser atendida;
- Os objetivos da empresa;
- Localização;
- Qualidade das instalações;
- Equipamentos disponibilizados aos alunos;
- Recursos humanos;
- Gestão;
- Projeto pedagógico;
- Programa de ensino;
- Material didático entre outros.
1- Clientela
Em um plano de negócio para escolas, um dos primeiros itens é saber qual é a clientela da escola. Geralmente, a clientela se divide por idade e por necessidade.
2- Objetivos da escola
São muitos os objetivos da escola dentro do plano de negócios. Mas, o objetivo principal, assim como de qualquer outro tipo de empresa, é o crescimento e a lucratividade.
3- Localização
É muito importante que a localização de uma escola seja em locais de fácil acesso para os alunos, facilitando a locomoção das pessoas e a frequência dos alunos às aulas.
4- Qualidade das instalações
A escola deve apresentar-se sempre em boas condições de uso, passando por manutenções regulares, tanto no que diz respeito a sua estrutura interna e externa quanto no que diz respeito à segurança.
5- Equipamentos
Os equipamentos da instituição de ensino devem ser modernos, novos, especialmente os computadores, pois, conforme a tecnologia vai mudando, a escola deve se atualizar para sempre oferecer novidades aos alunos. Em contato com as novidades, os alunos sentem- se mais motivados e os professores podem trabalhar de modo mais eficiente e eficaz no seu dia a dia.
6- Recursos humanos e gestão escolar
Outro ponto importante é o setor de Rh da escola, o recurso humano, visto que a inteligência da escola está contida principalmente nas pessoas que compõem o corpo docente, a administração, o setor de vendas, o setor pedagógico. Sendo o Rh bem administrado, de forma a atender satisfatoriamente a todos, não só nas questões trabalhistas, mas também para que essas pessoas se sintam motivadas, os benefícios atingirão a todos, todos os dias, permitindo uma atuação dinâmica e
adequada ao ambiente educacional.
7- Projeto pedagógico
Em relação ao projeto pedagógico da escola, sabe-se que, quando a escola se reúne para analisar o seu projeto pedagógico, é necessária a participação de todos os integrantes da escola e, principalmente, é preciso ouvir as dicas, sugestões e reclamações do aluno no dia a dia, pois, muitas vezes, eles trazem um feedback, fazem críticas, ou até mesmo sugestões que permitem modificar o sistema para atender melhor as suas necessidades.
8- Programa de ensino
Outro ponto importante é o programa de ensino. Por isso, é crucial o momento em que a equipe pedagógica se articula para definir o conteúdo que será passado aos alunos e também o cronograma do mesmo. Deve-se atentar muito para as diferenças para o ensino presencial e também para o ensino à distância.
9- Material didático
Outro ponto importante é o material didático. Quando falamos de material didático, não nos referimos simplesmente ao livro, ao caderno e à apostila. Incluímos, aí, as inovações tecnológicas, os equipamentos que vêm evoluindo dia a dia e estão fazendo parte do conteúdo do material didático, para que o aluno tenha um suporte e possa desenvolver o aprendizado daquilo que ele busca na entidade do ensino.
O plano de negócios é de grande importância e é certo que a forma de planejar deve ser utilizada em qualquer empresa, inclusive naquelas voltadas para a educação.
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Por Silvana Teixeira.
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