Apesar de sua pobre receita, composta por poucos ingredientes e simples, o pão francês é um dos pães mais consumidos do mundo e o carro-chefe de muitas padarias no Brasil, sobressaindo-se sobre os demais pelo número de unidades vendidas e firmando-se como o responsável pela maior parte do faturamento. Estudos recentes permitem afirmar que são poucos os seguimentos da economia brasileira que crescem tanto quanto o da panificação. As padarias vêm apresentando enorme evolução, ganhando agilidade e modernizando suas operações. Apesar dos pesados tributos, problemas de logística para a compra e a distribuição de produtos, mão de obra desqualificada para a prestação de serviços, das inovações tecnológicas “à velocidade da luz”, a panificação brasileira tem se saído bem, superando estes e muitos outros problemas que enfrenta em seu dia a dia. Como se não bastasse, os consumidores, por sua vez, estão cada vez mais exigentes e cientes de seus direitos, fazendo questão de receber qualidade, tanto dos produtos quanto dos serviços oferecidos pelas panificadoras. Desta forma, os empresários do ramo da panificação estão se conscientizando de que, para não perderem seus clientes para a concorrência, é fundamental modernizarem suas padarias, oferecendo capacitação para a sua mão de obra e, ainda, trabalhando, a todo custo, com a máxima qualidade nos produtos oferecidos.
O pão é um dos alimentos mais apreciados por pessoas do mundo inteiro. Seja qual for a sua variedade, se baguete, integral, forma, sírio, ciabatta, entre outros, ele é simplesmente indispensável para a composição dos mais diversos pratos culinários. Pode ser consumido com manteigas, margarinas, com molhos diversos, com folhas verdes, patês, queijos, embutidos, carnes, legumes grelhados ou fritos, ovos, atum, puros, como acompanhamento de sopas, enfim, são intermináveis as combinações, resultando nos mais variados cardápios, cada um mais apetitoso, atrativo e delicioso que o outro. No entanto, para que atraiam a atenção dos consumidores e desperte a ânsia de consumo, a combinação dos componentes que dão cor, brilho, sabor e que compõem o aspecto visual da iguaria deverá ser perfeita e equilibrada, fazendo uma mistura de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.
Quem tem a ganhar com isso? Todos! Funcionários capacitados exercem suas atividades com autonomia, confiança e zelo; empresários cientes de suas obrigações para com a sociedade e para com os seus colaboradores vêm seus investimentos retornarem na forma de faturamento e satisfação dos clientes e, por fim, os clientes, que quando satisfeitos se fidelizam junto ao estabelecimento, fechando, assim, uma parceria próspera e promissora.
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Por Silvana Teixeira
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