
A padaria é um dos comércios mais importantes para o dia a dia das pessoas. Acrescenta-se a isso o fato de que o consumo de pão e as exigências do consumidor brasileiro vêm aumentando de forma significativa, exigindo das padarias a fabricação de diversos tipos de pão, além dos já populares.
Marina Queiroz, professora do Curso CPT Básico de Panificação, destaca que as padarias precisam melhorar a qualidade dos serviços e oferecer novos produtos visando atender a todas as expectativas do consumidor moderno para atraírem mais clientes e, consequentemente, potencializar seus lucros.
O pão é um alimento presente diariamente na mesa de praticamente todos os brasileiros. As receitas variam entre si, mas a base para todas é sempre a mesma. A seguir, apresentamos alguns tipos de pão – além dos clássicos como o francês, o “de creme” e o doce, por exemplo – que podem ser vendidos em sua padaria:
Pão sírio
Também conhecido como pão árabe, o pão sírio é aquele pãozinho em formato de massa de pizza, fino e branquinho. Por possuir um miolo “oco”, pode ser consumido recheado ou com patês. Seu preparo é simples e os ingredientes utilizados na fabricação são básicos. É uma opção interessante para padarias, haja vista que é pouco calórico e possui menos gordura.
Pão de fermentação natural
O pão de fermentação natural se popularizou nos últimos anos e conquistou um público considerável por não possuir fermentos químicos em sua composição. O sabor desse pão é único e a sua fermentação é feita com o levain – fermento caseiro à base de farinha e água –, por isso se diz que ela é natural.
Pão italiano
Seguindo a linha internacional dos pães, o pão italiano é muito parecido aos pães comuns, mas se diferencia pela fermentação. Sua casca é mais grossa e o miolo macio e fofo por não ser muito sovado.
Pão australiano
Sucesso em uma famosa rede de restaurantes da Austrália, o pão australiano é um pão marrom e com sabor levemente adocicado. Dentre os ingredientes, está o açúcar mascavo, o cacau, o mel e o extrato de malte, o que garante seu sabor peculiar.
Brioche
De origem francesa, o brioche é um pão antigo, macio, amanteigado e suntuoso. É um pouco menor e parecido ao pão de leite, possuindo uma massa muito leve e suave. Geralmente, possui formato de um cubo e uma casca brilhante na parte de cima.
Pão de queijo
O famoso pão de queijo das Minas Gerais também é uma opção popular para as padarias. Ele é frequentemente consumido no lanche e pode ganhar variações e recheios, além do comum. Sua massa é feita com polvilho azedo e polvilho doce e sua textura é incomparável.
Ciabatta
O pão ciabatta se difere dos demais por possuir uma casca fina e crocante e miolo úmido e aberto. Seu sabor é marcante e pode ser consumido com recheios frios ou utilizado na preparação de diversos tipos de sanduíches. Pode ser um coringa e ser servido em entradas e aperitivos, combinados com patês e geleias.
Croissant
Outro clássico francês, a massa do croissant é folhada e seu sabor, amanteigado. Destaca-se por combinar uma casca crocante com um interior macio. Além disso, é uma excelente opção para vitrines, pois chama a atenção das pessoas.
Conheça os Cursos CPT da Área Padaria:
Básico de Panificação
Profissional Avançado de Panificação
Como Montar e Administrar uma Padaria
Fontes: Dani Noce – daninoce.com.br
ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – abip.org.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.