WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aumente sua fonte de renda produzindo doces finos para festas

A industrialização de alimentos tem colocado o comércio de doces em uma posição de destaque possibilitando lucros satisfatórios tanto para empresas especializadas como para quem trabalha por conta própria

Doces finos para festa

A confeitaria exige habilidades, capricho, paciência, percepções e bom gosto

Nos dias de hoje, é notável a preferência dos consumidores pelos doces finos  esperados com bastante ansiedade nos eventos festivos mais requintados. Afinal, ninguém é capaz de resistir ao charme e às tentações provocadas por um bombom feito com ingredientes diferenciados, bem acabado e servido de forma especial.

Os doces são considerados alimentos utilizados para coroar ou finalizar as refeições. São produtos de confeitaria, de perfil único, e muitas vezes recebem um toque diferenciado, como os recheios e os formatos personalizados. Tudo isso é feito para torná-los ainda mais atrativos e, assim, possibilitar que atendam a um leque de preferências distintas dos mais variados perfis de clientes.

Ao contrário do que possa parecer, produzir doces finos não é difícil. Basta que a pessoa tenha dom, conheça as fichas técnicas dos produtos, utilize ingredientes de boa qualidade e, acima de tudo, tenha gosto pela profissão.

“Tenha claro que confeitaria exige mais do que conhecimento teórico e prático: exige habilidades, capricho, paciência, percepções e bom gosto. Isso é fundamental para que você consiga obter produtos saborosos e atrativos, capazes de despertar nos clientes o desejo irresistível de consumi-los.”, afirma a professora Denise Andrade Khroury do curso Produção de Doces Finos para Festa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Nas últimas décadas, pudemos contar com os processos de industrialização de alimentos e com a oferta de ingredientes de ótima qualidade. Além disso, as técnicas de produção foram aprimoradas e modernizadas.

Doces finos para festa

O chocolate está entre os produtos mais utilizados em confeitaria

Isso tem colocado o comércio de doces em uma posição de destaque no setor alimentício, possibilitando lucros satisfatórios tanto para empresas especializadas como para quem trabalha por conta própria.

A produção de doces, como a de qualquer alimento, precisa ser feita dentro das melhores condições de higiene. Assim, a busca por melhorias nos padrões de higiene adotados na área de produção deve ser uma preocupação constante e no caso da produção de doces isso não é diferente.

Conhecimentos básicos de confeitaria
Para elaborar doces finos, você precisa possuir alguns conhecimentos básicos de confeitaria. Esses conhecimentos serão utilizados com muita frequência durante a elaboração de muitos docinhos.

Os principais são os seguintes:
- Derretimento do chocolate
- Hidratação da gelatina
- Ponto de chantilly
- Obtenção de claras batidas em neve.

Derretimento do chocolate
O chocolate está entre os produtos mais utilizados em confeitaria, por isso, estudá-lo, mais a fundo é essencial para um profissional que deseja produzir doces finos.

Hidratação da gelatina
Algumas preparações necessitam de gelatina incolor e sem sabor, hidratada, como ingrediente. A gelatina, que tem o colágeno como seu principal elemento (proteína animal extraída quase sempre do couro do boi), é transformada em alimento quando as moléculas dessa proteína são dissolvidas em água quente e, ao ser resfriada, mantêm as moléculas de água “aprisionadas”, dando, assim, o aspecto característico de gelatina.

Doces finos para festa

Nos dias de hoje, é notável a preferência dos consumidores pelos doces finos

Ponto de chantilly
É recomendável utilizar sempre creme de leite fresco para ser batido ao ponto de chantilly. O creme chantilly poderá ser conservado, na geladeira, por um dia ou dois, no máximo, porque ele azeda muito facilmente.

Claras batidas em neve

Bater claras em neve, apesar de ser um processo simples, exige bastante cuidado. Você precisa ficar atento para interromper o processo de batimento no momento certo.

Abaixo uma deliciosa receita para aguçar sua vontade de se tornar uma excelente doceira:

Bombom de Limão

Ingredientes
700 g creme de leite
2 kg leite condensado
700 g chocolate branco
80 g margarina
150 mL suco de limão
40 g raspas de casca de limão
10 unidades gema de ovo

Modo de preparo
Coloque uma panela no fogo e adicione os seguintes ingredientes: creme de leite, margarina e as gemas. Misture esses ingredientes com uma espátula, diretamente na panela, até reduzir a quantidade de líquidos e a massa se tornar consistente (firme). Isso acontecerá quando a massa se desgrudar da panela.

Utilize uma panela de fundo grosso para que essa preparação não queime quando estiver no fogo. Por se tratar de uma preparação que respinga muito quando atinge a fervura, é recomendável que você utilize luvas antitérmicas, para evitar queimaduras. Essas luvas devem ser apropriadas para protegerem as mãos e os antebraços.

Retire a preparação do fogo quando ela já tiver passado um pouco do ponto ideal. Assim, ela sairá mais dura e, ao receber o suco de limão, que será adicionado posteriormente, ela voltará ao ponto ideal.

Doces finos para festa

Ninguém é capaz de resistir ao charme e às tentações provocadas por um bombom

Para retirá-la, desligue o fogo, retire a panela e transfira a massa para outro recipiente. Deixe esfriar e depois leve para a geladeira, onde deverá permanecer por, pelo menos, meia hora.

Adicione o suco de limão sobre a massa. Adicione, também, a maior parte das raspas de limão e, em seguida, amasse tudo com as mãos. Procure sovar a massa para uniformizá-la e incorporar corretamente todos os ingredientes.

Quando a massa estiver bem preparada, leve-a novamente para a geladeira e deixe gelar por uma hora, aproximadamente (ou até adquirir uma consistência ideal para enrolar).

Passado esse tempo, leve a massa para a mesa e modele os bombons. Faça isso, retirando pequenas porções da massa e modelando bolinhas com as mãos.

Banhe os bombons que acabaram de ser modelados, no chocolate branco derretido. Como você já sabe, utilize um garfinho apropriado para realizar esse procedimento com eficiência e facilidade.

Em seguida, decore os bombons com raspas de limão, e deixe-os expostos ao ambiente para secar a camada de chocolate derretido.

Por fim, coloque os bombons em tapetinhos e, em seguida em forminhas de papel. Agora, é colocá-los em um recipiente apropriado e servi-los.

 

Doces finos para festa

Banhe os bombons que acabaram de ser modelados, no chocolate derretido


Confira mais informações, acessando os cursos da área Padaria.

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

marli silva ximenes

21 de mai de 2018

Tenho interesse em fazer o curso "doces finos para festas e aniversario". Quero receber novidades

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai de 2018

Olá Marli,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Produção de Doces Finos para Festas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Helena

17 de mai de 2013

Fiquei muito curiosa e stou no momento desenpregada, sei fazer bolos deliciosos pra festa só que nao tenho incentivo, ou talves nao acredite muito. Olha vendo este site, me encoragei eu vou a luta.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2013

Olá, Helena!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre decoração de bolos, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!