O que fazer para que os clientes frequentem minha padaria?

A expressão para isto é estratégia de mercado. Você precisa divulgar a sua empresa e apresentar seus produtos e serviços aos seus futuros clientes. Isto deverá ser feito fora e dentro da padaria

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A expressão que se usa para isto é estratégia de mercado. Você precisa ter a sua. Você não poderá escapar dessa obrigação que tem para com sua empresa, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir uma estratégia de mercado.

“Desta forma, você precisa divulgar a sua empresa e apresentar seus produtos e serviços aos seus futuros clientes. Isto deverá ser feito fora e dentro da padaria”, explica Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar uma Padaria, em Livro+DVD e Curso Online.

Fora dela, você deverá promover uma divulgação bem formatada nos tradicionais meios de comunicação (rádio, TV, jornal, panfletos etc.). Você poderá e deverá, também, enviar comunicados por escrito para as pessoas que colaboraram com você, lá no início, respondendo às perguntas da sua pesquisa.

Depois de atrair os clientes para a sua padaria, você precisa agora implementar estratégias que consiga prender a atenção dos mesmos e garantir que eles voltem mais vezes ao seu estabelecimento. Nesse sentido, você precisará mostrar a eles alguns produtos e, ou serviços especiais (como encomendas para festas, entrega em domicílio, venda a prazo - mensalistas), principalmente os que não são encontrados nas padarias concorrentes.

É preciso atentar-se para os seguintes detalhes:


- procure expor seus produtos devidamente identificados, com nome, peso, preço por quilo, preço do produto, data de validade e as principais características do produto;
- dê preferência para a venda por quilo;
- tenha sempre algum produto em promoção, promova degustação de seus melhores produtos e de produtos novos;
- prepare alguns produtos, principalmente de confeitaria, em bandejas ou embalagens fechadas, para colocar no autosserviço.

Se for adotar o sistema de autoatendimento, mostre que seus funcionários estão muito bem treinados para oferecer qualquer suporte aos clientes. Mostre a eles que você realmente está em condições de oferecer o que há de melhor no momento e, não esqueça, também, de anotar os pontos elogiados e eventualmente criticados pelos clientes.

Lembre-se:


Todo o seu investimento, tudo o que você montou, foi para agradar aos clientes, por isso, eles precisam ser ouvidos e a opinião dos mesmos precisa ser levada em consideração. É muito comum os donos de qualquer estabelecimento, ao ouvir uma crítica de um cliente, preocupar-se em justificar por que determinada coisa foi feita de um determinado jeito. Claro que isso também é importante, mas, ouça com bom senso e, antes de justificar, pense friamente, sem deixar o ego ser atingido, pois o cliente poderá ter razão. Afinal, ele provavelmente não terá nenhuma razão para difamar ou criticar seu estabelecimento. Ele estará apenas dando de graça a sua opinião naquilo que, para ele, é importante.

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Por Silvana Teixeira.

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