
“O chocolate não é conhecido apenas por ser delicioso, mas também por ser rico em vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, magnésio e potássio). Além disso, esse poderoso alimento apresenta fenóis, que são substâncias antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres, nocivos ao organismo”, afirma Cecília Leci Corrêa, professora Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate.
Descubra os benefícios do chocolate para a saúde
Contra o estresse
Segundo pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins (USA), o chocolate apresenta epicatequina, composto responsável por proteger as células nervosas. Já a dopamina e a endorfina, ambas estimuladas pelo consumo de chocolate, são responsáveis pelo relaxamento e pela sensação de bem-estar do indivíduo. Por isso, o chocolate 70% cacau combate o estresse e a ansiedade.
Contra o câncer
Outra pesquisa desenvolvida na Universidade de Georgetown (USA) afirma que o chocolate é um excelente aliado no combate ao câncer intestinal. Como o cacau é constituído de procianidinas, ou seja, moléculas com propriedades antioxidantes, o consumo de chocolate 70% cacau inibe o desenvolvimento do tumor no intestino. Vale destacar que os estudos ainda estão em andamento.
Para o coração
Comer chocolate 70% cacau faz bem ao coração. Entretanto, o consumo deve ser moderado, pois se trata de um produto calórico (não tanto quanto o chocolate ao leite). De acordo com pesquisadores suecos da Universidade de Linkoping, o chocolate rico em cacau interrompe a ação da enzima responsável por aumentar a pressão arterial. Tudo graças às substâncias antioxidantes presentes no cacau, conhecidas como catequinas e procianidinas.
Para os atletas
Comprovadamente estimulante e energético, o chocolate é um alimento indispensável aos atletas. Cientistas da Universidade do Texas (USA) afirmam que chocolate com leite repõe a energia gasta nas atividades físicas. Tudo devido às altas taxas de carboidratos e proteínas presentes na bebida. Além disso, o consumo de chocolate 70% cacau alivia dores (inclusive as musculares) segundo pesquisa da Universidade de Chicago (USA).
Para as grávidas
Pesquisadores da Universidade Yale (USA) afirmam que o consumo de chocolate cinco vezes por semana (no mínimo) reduz em 40% a probabilidade de mulheres desenvolverem pré-eclâmpsia durante a gravidez. Tudo graças à teobromina presente nos chocolates amargos/meio-amargos (50% e 70% de cacau). Entretanto, vale lembrar que o consumo deve ser moderado: ao invés de uma barra inteira por dia, deve-se consumir apenas um pedaço.
Conheça os Cursos CPT da Área Padaria e Confeitaria:
Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate
Fonte: Terra - terra.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.