
A decoração de bolos é uma técnica sofisticada, delicada e com detalhes minúsculos. Por isso, para executá-la com a precisão adequada, faz-se necessário que o decorador saiba todas as técnicas necessárias para desenvolver um belo trabalho e tornar-se cobiçado pelo mercado.
O bolo, símbolo de união entre as pessoas, é peça fundamental em muitos eventos comemorativos. Ele chama a atenção não apenas por ser objeto de admiração, mas também por exercer papel marcante nas comemorações. Portanto, o profissional deverá esmerar-se em seu trabalho, realizando sonhos e destacando-se na profissão.
“O bolo, hoje, é visto de uma forma moderna nas festividades e tudo isso se deu graças aos recursos de decoração que permitem decorá-lo das mais variadas maneiras”, afirma a professora Maria Cristina da Silva, do Curso Profissionalizante de Decorador de Bolos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O decorador de bolos, se bem treinado, capacitado e dotado de muita criatividade, princípios estes fundamentais para o desenvolvimento de suas habilidades e domínio das técnicas, poderá fazer verdadeiras obras de arte. Seu trabalho vai desde a confecção de um bolo tradicional, com uma decoração conservadora, até bolos decorados de forma extravagante.
como, por exemplo: um bolo em comemoração ao dia mundial da paz com um pombinho; em um casamento de surfistas pode surgir a ideia de decorar o bolo com uma prancha, ou uma onda do mar. E o que é melhor: todos esses enfeites poderão ser feitos com produtos comestíveis que existem no mercado, exatamente para proporcionar aos decoradores possibilidades de explorar suas criatividades e fazer decorações cada vez mais interessantes.
No entanto, para que tudo isso possa ser feito, o decorador de bolos precisa conhecer os equipamentos e utensílios que poderão ser utilizados; conhecer os ingredientes e suas características e, principalmente, é preciso dominar as técnicas de modelagem.
No que se refere aos alimentos, existem adeptos de pratos com sabor e requinte que, antes de serem saboreados, possam, primeiro, despertar o paladar através dos olhos. Agora imagine a exigência dessas pessoas quando as preparações serão elaboradas para se comemorar um momento ou evento bem especial, como aqueles que só se repetem uma vez na vida, como o nascimento e o batizado do primeiro filho, o aniversário de quinze anos da única filha, entre muitos outros.
Para atender à esse público, cada vez mais exigente, um decorador de bolo precisará ter conhecimentos, não apenas básicos, de confeitaria artística, mas também específicos, em especial, neste caso, de decoração avançada de bolos.

o decorador de bolos deverá dominar o modo de elaborar preparações especiais, utilizadas para se fazer cobertura de bolo
Assim, o decorador de bolos deverá dominar, com detalhes, o modo de elaborar preparações especiais, utilizadas para se fazer cobertura de bolo, criar e moldar peças decorativas, tais como pasta americana, pasta de chocolate, massa elástica e pastilhagem.
Além disso, o profissional especialista em decoração de bolos irá conhecer o que deve ser feito para preparar um bolo para receber as decorações especiais, ou seja, irá aprender a:
- Fazer a cobertura de bolos utilizando pasta;
- Abrir corretamente uma pasta;
- Cobrir um bolo de forma perfeita;
- Fazer a prensagem de um bolo, para que fique sem imperfeições (irregularidades);
- Deixar um bolo totalmente reto, para que a cobertura que será feita com pasta fique bem uniforme, sem irregularidades.
No que se refere à criação de enfeites e aplicações decorativas, o decorador de bolos deverá saber realizar trabalhos especiais com laços, babados, drapeados, rosas, botão, folhas, pintura com aerógrafos.
É bom esclarecer que o bom profissional deve, sempre, investir em si mesmo. Isto não se refere apenas ao que diz respeito à aquisição de conhecimentos para o seu aprimoramento intelectual mas, também, no que se refere à sua imagem.
Neste sentido, o profissional de decoração de bolos deverá:
- Possuir conhecimentos sobre empreendedorismo;
- Ética e Competência;
- Marketing Profissional;
- Comunicação;
- Qualidade na Prestação de Serviços;
- Introdução à Administração;
- Introdução à Matemática Financeira Comercial;
- O homem e o meio ambiente;
- O nosso português do dia a dia;
- Negociação.

O bolo, hoje, é visto de uma forma moderna nas festividades e tudo isso se deu graças aos recursos de decoração que permitem decorá-lo das mais variadas maneiras
Confira mais informações, acessando os Cursos Profissionalizantes.
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jefferson José Martins
1 de ago. de 2014Gostaria de aprender a decorar bolos gosto de trabalhar em festas eventos. Trabalho como garçons e gostaria de aprender técnicas de fazer bolos, decorar bolos. Entre em contato comigo, Atenciosamente , Jefferson

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de ago. de 2014Olá, Jefferson!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O CPT possui os Curso Decoração de Bolos e Curso Decoração de Bolos Avançado que poderá ser grande ajuda.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos