WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Decoração de bolos - tema festa junina infantil

Nascer nos meses de junho e julho para a criançada tem sua vantagem: comemorar o aniversário inspirando-se nas belíssimas festas juninas

 

Fazer aniversário nos meses de junho e julho tem sua vantagem: poder preparar lindíssimas festas de aniversário. Balões coloridos, chapéus rasgados, deliciosas guloseimas, balão de São João, bandeirinhas coloridas, enfim, são muitos os atrativos a serem usados na montagem de uma festa infantil que tem como tema a festa junina.

Árvores de pipoca na decoração das mesas também encanta os convidados. Foto: Reprodução

Árvores de pipoca na decoração das mesas também encanta os convidados. Foto: Reprodução

Material necessário

Papel de seda colorido
Cola
Tesoura
Barbante fino
Palitos de churrasco
1 pacote de barra de chocolate Kit Kat
Papel celofane vermelho e amarelo
Papel alumínio
Pasta americana branca
Corantes comestíveis nas cores: amarelo, verde, azul, vermelho, marrom, rosa
Faca de mesa de ponta fina
Pincel
Água

Bolo

Faça um bolo com o formato, tamanho, número de andares, recheio e espessura de sua preferência.

Cubra-o com pasta americana colorida ou branca.

(Leia os artigos - Pasta americana - decore os seus bolos com perfeição e Como fazer pasta americana - e desenvolva belíssimos trabalhos)

Fitas coloridas de  cetim: um luxo na decoração. Foto: Reprodução

Fitas coloridas de  cetim: um luxo na decoração. Foto: Reprodução

Decoração do bolo

- Cubra aproximadamente 1/3 dos espetinhos de churrasco com papel alumínio e espete-os no bolo, lembrando que eles deverão ficar mais altos que profundos. A posição dos palitos no bolo deverá ser nas beiradas, já que o meio será enfeitado com outros objetos.

- Faça bandeirinhas de papel, de cores sortidas (aproximadamente um dedo de comprimento por 1 dedo de altura), cole-as no barbante e, em seguida, delicadamente, amarre-as nos palitinhos.

- Tire alguns chocolates Kit Kat do pacote e empilhe-os, simulando uma fogueira.

- Corte um pequeno pedaço de papel celofane vermelho e outro do mesmo tamanho amarelo, enrole-os e picote as pontinhas. Amasse-os um pouquinho e, em seguida, ajeite-os dentro do espaço formado pelas “lenhas” de chocolate (o celofane irá imitar o fogo). A posição da fogueira no bolo deverá ser na lateral, deixando o meio do bolo livre

- Procure no comércio local alguns biscuits para ajudar na decoração da festa. Consiga um casal de noivinhos, um padre, alguns caipiras e coloque-os sobre o bolo.

- Separe algumas bolinhas de pasta americana e tinja-as com os corantes. Em seguida, abra-as sobre a mesa usando um rolo (ou cano PVC) e faça pequenas bandeirinhas (use uma faquinha de mesa, de ponta fina, para cortá-las) e pregue-as nas laterais do bolo, lado a lado, fazendo ondulações. Para pregá-las no bolo, basta passar sobre as bandeirinhas um pincel umedecido em água e depois fixá-las sobre a pasta americana que cobre o bolo.

- Você também poderá fazer, em pasta americana colorida, imitações de pipas, de paninhos xadrezes, de estrelinhas, um chapéuzinho, enfim, tudo aquilo que a sua imaginação permitir para deixar o bolo ainda mais lindo e temático.

Caixas de fósforo encapadas e palitos de churrasco também são usados na decoração dos pratos de guloseimas. Foto: Reprodução

Caixas de fósforo encapadas e palitos de churrasco também são usados na decoração dos pratos de guloseimas. Foto: Reprodução

Dicas para a organização da festa

1- Quanto aos convidados

- Distribua chapéus de palha para os convidados, fazendo-os entrar no clima da festa. Caso concordem, pinte em seus rostos bigodinhos, no caso dos meninos, e bolinhas de blush nas bochechas das meninas.

- Una pares, no decorrer da festa, e improvise uma quadrilha. Esta etapa da festa inclui tanto as crianças como os adultos. Todos irão se divertir muito.

- Improvise uma pescaria. Faça um caixote de areia com muitos peixinhos coloridos (de papel cartolina) e no verso de cada peixe, coloque um brinde. Disponibilize varinhas de bambu com um ganchinho nas pontas e coloque os convidados para pescar!

- Distribua as lembrancinhas dentro de um saquinhos de linhagem, fechado com fitinhas coloridas. Para deixar os saquinhos mais bonitinhos, ainda, pregue neles pequenas bandeirinhas de tecido coloridas.

2- Mesa de Guloseimas

- Forre a mesa de doces com chitão ou saco de linhagem. Se optar pelo saco de linhagem, enfeite-o com algumas bandeirinhas. Isso dará um charme todo especial ao seu aspecto rústico.

- Forre alguns chapéus de palha com tecidos coloridos (chitão) e dentro deles coloque os docinhos secos. Por exemplo: pé-de-moleque e cocada.

- Use a criatividade e saia do tradicional. Sirva os docinhos pastosos em panelinhas coloridas de plástico. Nas colherinhas, que irão acompanhar as panelinhas, amarre lindas fitinhas coloridas. Por exemplo: brigadeiro e doce de leite.

Forre alguns chapéus de palha com tecidos coloridos (chitão) e dentro deles coloque os docinhos secos. Foto: Reprodução

Forre alguns chapéus de palha com tecidos coloridos (chitão) e dentro deles coloque os docinhos secos. Foto: Reprodução

- Os copinhos transparentes também participarão da festa. Neles você poderá colocar outros tipos de doces (consumidos em quantidade maior), como uma deliciosa canjica, o mingau de milho verde, o caldo de pinto, o caldo de feijão, a canjiquinha e a vaca atolada. Mas não se esqueça, como serão servidas quentes, os convidados necessitarão de um guardanapo apropriado e para isto, nada melhor do que lindas bandeirinhas de tecido (chitão) para evitar que eles se queimem.

- Decore os pratos onde ficarão outras guloseimas, como o quindim, as broinhas de milho, os bolos, as tortas, os pães-de-queijo, paçocas e os cupcake. Um jeito bem bonito para isto é colocar bandeirinhas sobre eles. O processo é bem simples, basta encapar com chitão algumas caixinhas vazias de fósforo e nelas espetar alguns palitinhos de churrasco. Em seguida, preparar um varal de bandeirinhas presas a um barbante. Espalhar sobre as mesas as caixinhas e uni-las com o varal de bandeirinhas.

- Pirulitos e as maçãs do amor também receberão tratamento especial. Pregue minúsculas bandeirinhas de papel em seus palitos e o visual será increível. Personalize os Cupcakes, com coloridas bandeirinhas de pasta americana sobre os bolinhos.

- A pipoca e os coquinhos doces não poderiam faltar nesta incrível festa. A dica para a pipoca é colocá-las em saquinhos de papel e, em seguida, amarrar coloridas fitinhas finas de cetim nos saquinhos. Use três fitinhas de cores diferentes em cada saquinho. O efeito provocado pelas cores encantará os convidados. Já os coquinhos doces, a sugestão é armazená-los em saquinhos de papel celofane coloridos, amarrados nas duas pontas pelas mesmas fitinhas coloridas de cetim.

Os copinhos transparentes também participarão da festa. Neles você poderá colocar outros tipos de doces. Foto: Reprodução

Os copinhos transparentes também participarão da festa. Neles você poderá colocar outros tipos de doces. Foto: Reprodução

3- Quanto ao ambiente

- Espalhe pelo local da festa, almofadas coloridas, variando entre cores neutras (amarelo, vermelho, verde, etc) e chitão (xadrez, flores, bolas).

- Faça muitas bandeirinhas coloridas par enfeitar as paredes. Nos cantos, coloque balaios e caixotes de frutas (de tamanhos diversos e em posições diferentes), com palha de milho dentro. Sobre a palha, coloque alguns bichinhos pelúcias vestindo roupinhas de caipiras (cachorrinho, gatinho, entre outros).

- Sobre a mesa, espalhe peneirinhas de palha e nelas, se desejar, coloque alguns docinhos. Enfeite a mesa, também, com mini lampiões coloridos, lamparinas (sem combustível, claro), tachos de cobre, um lindo espantalho, colher e rolo de pau, enfim, artigos de cozinha que possam dar um charme especial à mesa.

- Providencie um lindo balão de São João para a festa. Coloque-o em um local onde todos possam admirá-lo.

- As paredes não podem ficar de fora. Além de balões coloridos, fixe nelas alguns chapéus de aba rasgadinha. Quanto mais chapéus nas paredes, intercalando com os balões, mais charmosa ficará a sua festa.

Não esqueça dos pequenos detalhes:

- Providencie guardanapo xadrez,
- Amarre lacinhos de de fitas coloridas nos talheres de plástico,
- Escolha um convite de aniversário que tenha a ver com o tema, e
- Dê aos convidados lembrancinhas também relacionadas ao tema.

Conheça os Cursos CPT, da área Padaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT de Decoração de Bolos

 - Curso CPT Básico de Confeitaria

 - Curso CPT Avançado de Decoração de Bolos

 - Curso CPT Profissional de Confeitaria

 - Curso CPT Profissional Avançado de Confeitaria

 - Curso CPT Produção de Doces Finos para Festas

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!