Visando adequar-se às exigências e necessidades do consumidor moderno, cada vez mais atribulado com os afazeres do seu dia a dia, os estabelecimentos comerciais têm sofrido os mais variados tipos de transformações.
Os consumidores, impossibilitados de dispensarem horas do seu dia em em compras, procuram por locais que disponibilizem os mais diversificados tipos de produtos de qualidade e com preços razoáveis, economizando, assim, tempo e dinheiro. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a diversificação garante o sucesso da casa e a fidelização dos seus clientes.
Dentre esses empreendimentos em plena transformação, citam-se as padarias que a cada dia vêm substituindo desde as tradicionais cadernetas de anotações por caixas informatizados, até a grande variedade de produtos. Além dos pães e bolos tradicionais, as padarias oferecem outros produtos mais sofisticados, sem falar de produtos de revenda, como carnes congeladas, alimentos congelados, cosméticos e produtos de limpeza.
“Tudo isso tem dado a esses estabelecimentos uma característica maior de lojas de conveniência, onde os clientes encontram, além dos pães e do leite, produtos de necessidade imediata, que são característicos dos supermercados.”, relata o professor Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, do Curso como Montar e Administrar uma Padaria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Observa-se, também, uma tendência de as padarias oferecerem serviços de lanchonetes, cafeteria, bancas de jornal, fast food, restaurante por quilo e outros serviços como caixas eletrônicos, por exemplo.
Porém, é imprescindível para o sucesso do empreendimento que os administradores das padarias tenham conhecimentos de informações básicas, referentes à administração e ao gerenciamento do negócio, aumentando-se, cada vez mais, os lucros.
O primeiro passo para a garantia do sucesso de um empreendimento é possuir os conhecimentos necessários e indispensáveis relativos ao ramo de negócio. Sendo assim, para se montar uma padaria deve-se ter em mãos, informações como: quais as ramificações de padarias existentes no mercado; como fazer uma pesquisa de mercado; como elaborar um planejamento estratégico; quais são os aspectos legais a serem cumpridos; quais são os principais aspectos financeiros envolvidos; o que deve ser considerado em termos de implantação e logística de funcionamento; como deve ser feita a administração e o gerenciamento do negócio.
Vejamos, agora, pontos importantes para que o seu empreendimento tenha sucesso:
Saiba ouvir os seus clientes
Tudo o que você montou, foi para agradar aos clientes, por isso, eles precisam ser ouvidos e a opinião dos mesmos precisa ser levada em consideração. Ao ouvir uma crítica, ouça com bom senso e, antes de justificar, pense friamente, sem deixar o ego ser atingido, pois o cliente poderá ter razão. Ele estará apenas dando, de graça, a sua opinião naquilo que, para ele, é importante.
Realize uma pesquisa de mercado
Uma eficiente pesquisa de mercado fornece ao futuro empreendedor vários benefícios, como, por exemplo:
- Definir a viabilidade econômica da padaria (montar ou não montar);
- Tipo de padaria e produtos que deverão ser oferecidos aos clientes;
- Redução de riscos nas decisões;
- Previsão e prevenção contra eventuais problemas;
- Conhecimento da opinião da população (clientes), em relação aos seus concorrentes, bem como o que ela gostaria de encontrar em uma padaria;
- Entre outras questões de mesma importância.
Aumente e fidelize sua clientela
O negócio de padarias pode ser resumido em vender e lucrar. E isto depende da existência de interessados em comprar, ou seja, de clientes. Diante disto, o próximo desafio é fazer com que as pessoas que já compram, que já frequentam outras padaria, passem a frequentar a sua, e que outras pessoas que ainda não frequentam nenhuma, comecem a frequentá-la.
Atraia os clientes
O primeiro passo para se fazer aparecer no mercado consumidor e atrair pessoas para o seu estabelecimento comercial é divulgar a sua empresa e apresentar seus produtos e serviços aos seus futuros clientes. Isto deverá ser feito fora e dentro da padaria: Fora dela, você deverá promover uma divulgação bem formatada nos tradicionais meios de comunicação (rádio, TV, jornal, panfletos, dentre outros).
Exponha seus produtos devidamente identificados, com nome, peso, preço por quilo, preço do produto, data de validade e as principais características dos mesmos
O segundo passo é implementar estratégias que consigam prender a atenção dos mesmos e garantir que eles voltem mais vezes ao seu estabelecimento, como:
- Mostre produtos e, ou serviço especiais (como encomendas para festas, entrega em domicílio, venda a prazo, mensalistas), principalmente os que não são encontrados nas padarias concorrentes.
- Exponha seus produtos devidamente identificados, com nome, peso, preço por quilo, preço do produto, data de validade e as principais características dos mesmos.
- Dê preferência para a venda por quilo.
- Tenha sempre algum produto em promoção.
- Promova degustação de seus melhores produtos e de produtos novos.
- Prepare alguns produtos, principalmente de confeitaria, em bandejas ou embalagens fechadas, para colocar no auto-serviço.
- Mostre que seus funcionários estão muito bem treinados para oferecer qualquer suporte aos clientes.
- Mostre que você realmente está em condições de oferecer o que há de melhor no momento.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Padaria.
Por Silvana Teixeira
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Comentários
Nadir Gasparino
26 de nov. de 2019Gostaria de saber sobre o assunto.
Resposta do Portal Cursos CPT
6 de dez. de 2019Olá,Nadir Gasparino
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes
kid de Morais
24 de abr. de 2015Boa tarde. Gostaria de poder comprar este vídeo curso de como administrar uma padaria. Estou em Angola o que que eu favo para poder comprar
Resposta do Portal Cursos CPT
27 de abr. de 2015Olá, Kid!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Como Montar e Administrar uma Padaria.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Ethiene Marques Dias
20 de nov. de 2014Boa Tarde! Meu pai comprou a padaria em que ele trabalhava a 18 anos, mas como ele é o padeiro não tem tempo para administrar, então ele entregou a mim (que tem pouca experiência no ramo) e minha irmã (que esta no 2º período de faculdade de administração de empresas) a administração da empresa. Gostaria de aprender tudo sobre a área. Att: Ethiene Dias
Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov. de 2014Olá, Ethiene!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O CPT possui os Cursos da Área de Padaria que poderão lhe auxiliar bastante. E para mais informações o CPT recentemente criou o PDF Dicas para Abrir uma Padaria de Sucesso, que traz uma séria de informações interessantes para você tornar sua padaria um sucesso.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Breno Miranda Gurgel barbosa
1 de jul. de 2013Boa Tarde, Gostaria de saber de vocês o que devo fazer, pois estou querendo montar uma padaria, porém estou com medo de como vou começar. Gostaria de alguma ajuda. Obrigado Breno Gurgel
Resposta do Portal Cursos CPT
1 de jul. de 2013Olá, Breno!
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Ana Carolina dos Santos