WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como determinar o prazo de validade de produtos panificados

A satisfação do cliente deve ser o alvo máximo da padaria

O tempo de exposição dos produtos panificados deve permitir que eles permaneçam na prateleira sem que haja perdas significativas de qualidade. É normal que o envelhecimento natural do pão acarrete o desinteresse dos clientes pela mercadoria. Sendo assim, para garantir a durabilidade e a correta distribuição dos produtos nas estantes e estufas, ao determinar o prazo de validade, o panificador deve levar em consideração uma série de aspectos.

O prazo de validade do pão francês está ligado a uma questão cultural

Em primeiro lugar, a satisfação do cliente deve ser o alvo máximo da padaria. Tanto atendentes quanto panificadores são grandes colaboradores para que isso ocorra. Especialmente, os panificadores têm participação direta na qualidade dos produtos, que é um critério de avaliação usado pelos consumidores. “Juntos, o atendimento e a qualidade dos produtos oferecidos correspondem a mais de 80% do sucesso ou insucesso do estabelecimento”, informa Marina Queiroz, especialista em panificação e professora do Curso Profissional Avançado de Panificação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A variedade de produtos também é um item relevante, além da aparência, ou seja, decorações diferenciadas, embalagem e conservação adequadas. Tais características tornam o produto atraente aos olhos do cliente. “E a boa impressão que o levou a efetuar a compra precisa ser mantida quando o mesmo for degustado. E isso se consegue, primeiro, utilizando-se ingredientes de excelente qualidade; seguido de um total controle e conhecimento das técnicas utilizadas na elaboração do produto; e, por fim, estando atento para com o prazo de validade do mesmo”, acrescenta a professora do curso.

Diante disso, é preciso que o panificador esteja atento a esses detalhes e também aos fatores que podem interferir no tempo de exposição dos produtos. Entre eles: ataque de microrganismos, ressecamento por perda de umidade e o envelhecimento que naturalmente acontece por causa da retroação do amido. Eles acarretam alterações na cor e no sabor, ainda que superficialmente isso não seja claramente notado em alguns casos. A intensidade dessas mudanças dependerá do tipo de produto. E, de acordo com a especialista, são elas que determinarão o prazo de validade dos diferents produtos.

A data que indica esse tempo limite para consumo deve aparecer no rótulo, caso isso não ocorra, o cliente notará e isso gerará desconfiança. Mas, há ainda outros aspectos ressaltados no curso, como por exemplo os hábitos e os costumes do consumidores. O pão francês é tradicionalmente consumido fresquinho, portanto precisa ser assado várias vezes ao dia. Alguns dos horários comuns em que essa tarefa acontece nas padarias são:

– 1ª remessa às 5:00 horas;
– 2ª remessa às 9:00 horas;
– 3ª remessa às 12:30 horas;
– 4ª remessa às 15:30 horas;
– 5ª remessa às 17:30 horas.

Nesse caso, o prazo de validade é muito curto, o que é explicado por uma questão cultural. Na verdade, ele pode ser consumido mesmo depois de passado um tempo maior.

Portanto, não existe um prazo de validade padrão. Para estabelecê-lo, o padeiro precisará conhecer as peculiaridades do produção de cada alimento, as exigências para conservação e exposição de cada um, bem como conhecer e avaliar a intensidade dos fatores, citados anteriormente, que interferem na validade do produto.


Acesse o curso CPT e veja outras informações úteis para a definição da validade dos produtos panificados.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marlene Alves da Silva

17 de jun. de 2021

Excelente informações

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jun. de 2021

Olá, Marlene 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Naiara Gomes

8 de jul. de 2020

Eu gostaria de saber quanto tempo pode durar roscas grandes recheadas com cobertura de leite condensado e coco?

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jul. de 2020

Olá. Naiara Gomes

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A validade dos produtos panificados é bem variável, e está diretamente relacionado a qualidade das matérias-primas e condições de estocagem e armazenamento. Você conseguirá determinar esse prazo a partir da observação do produto, pois só assim será possível saber por quantos dias ele mantém suas características e qualidade.

Atenciosamente,
Erika Lopes

katia Flores

27 de mai. de 2020

Bom dia! Gostaria de saber o tempo de validade de produtos de padaria. Não consigo achar uma tabela que possa me orientar de forma mais direta. Salgados assados:roscas (maracujá, coco, frita com canela, tranca, rainha, de creme) donuts sonhos tortas bolos confeitados pedaço pães de milho brioche mandi pão de hambúrguer pão com açúcar pão de leite pão com queijo. Ou se puderem me direcionar onde posso encontrar. Super agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mai. de 2020

Olá,Kátia

Como vai?

Olá Jaqueline,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A validade dos produtos panificados é bem variável, e está diretamente relacionado a qualidade das matérias-primas e condições de estocagem e armazenamento. Você conseguirá determinar esse prazo a partir da observação do produto, pois só assim será possível saber por quantos dias ele mantém suas características e qualidade.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Giovanna Rosa

20 de mai. de 2020

Boa noite. Gostaria de saber como estabelecer data de validade para os pães de queijo, e se há alguma legislação especifica referente a isso.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai. de 2020

Olá,Giovanna

Como vai?

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

O CPT disponibiliza na área em questão o curso: Como Montar Uma Pequena Fábrica de Pão de Queijo, este curso ensina como é feita a implantação da fábrica, mostra os equipamentos que são necessários, detalha passo a passo como é feito o processamento da produção, o congelamento e mostra também os cuidados na confecção de pães de queijo recheado entre outros.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

ANDREA CRISTINA FRANCISCO PESSANHA

24 de nov. de 2019

Obrigada pelo o esclarecimento de algumas duvidas que eu tinha, agora já sei o que fazer. Li tudo inclusive os comentários.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de dez. de 2019

Olá, Andrea

Tudo bem?

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

Aproveite e acesse o link: https://www.cpt.com.br/cursos-a-distancia-na-area-padaria-e-confeitaria e confira os cursos que temos na área.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Jaqueline

20 de mai. de 2019

Gostaria de saber qual validade de sonho, cavaca, rosquinha, joelhos, farinha de rosca e pudim de pão. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai. de 2019

Olá Jaqueline,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A validade dos produtos panificados é bem variável, e está diretamente relacionado a qualidade das matérias-primas e condições de estocagem e armazenamento. Como são produtos que sofrem com o ressecamento, geralmente tem validade de 2 dias, principalmente o sonho e o pudim.

Já os outros produtos, podem ter validades mais longas. Você conseguirá determinar esse prazo a partir da observação do produto, pois só assim será possível saber por quantos dias ele mantem suas características e qualidade.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Angélica Gama Netto

29 de nov. de 2018

Gostaria de saber qual seria o prazo de validade para produtos de confeitaria tipo bolos ou tortas com recheio e cobertura, pudins, mousses, docinhos tipo festa e doces como arroz doce, mingau de Milho e pé de moleque. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de nov. de 2018

Olá Angélica,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Olá geralmente bolo de pote, pudins, mousses, arroz doce tem validade de 3 a 5 dias na geladeira.  Caso utilize recheios com frutas a validade varia de 2 a 3 dias.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Washington silva do nascimento

11 de jul. de 2016

Eu queria saber qual é o tempo de validade que se deve colocar nas torradas fabricada em padaria, se é de 30 dias ou mais.... Obrigado pela atenção,

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jul. de 2016

Olá Washington,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Geralmente são 7 dias.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Fernando

9 de mar. de 2016

Olá boa tarde! Gostaria de saber quantos dias de validade posso colocar no pavê no pote?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de mar. de 2016

Olá Fernando,

Em torno de 3 dias.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Angelica Aparecida De Brito

15 de jun. de 2015

Quero saber quanto tempo de validade posso colocar no bolo no pote

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jun. de 2015

Olá, Angêlica!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A validade do bolo de pote é de 3 dias na geladeira.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?