Como decorar bolo - tema Piratas

O Bolo Pirata, especialmente elaborado para os aniversários de meninos, é composto de três andares. No último, será fixado um lindo navio pirata que certamente encantará todos os convidados

 

O tema Piratas, usado em festas infantis masculinas, além de muito bonito, permite infinitas opções de decoração. O bolo, objeto símbolo e o mais esperado e desejado de toda a festa, deverá ser produzido com muito capricho. Seja de apenas um andar ou mais, ele poderá ser confeitado de várias maneiras, usando caveirinhas, um lindo navio pirata (de papelão ou de brinquedo) cercado por ondas, moedinhas de pasta americana (representando o grande tesouro-pirata), bauzinho com joias (de bijuteria ou de pasta americana), entre outros. Tamanha produção certamente encantará a todos os convidados e fará da festa do seu filho um verdadeiro sucesso. Aprenda, então, a fazer um lindo Bolo Pirata para tornar a festa do seu filho inesquecível.

Os bolos deverão ser de tamanhos diferentes (e maiores que o barco

Os bolos deverão ser de tamanhos diferentes (e maiores que o barco

Como fazer Bolo Pirata (3 andares)
Dica: os bolos deverão ser de tamanhos diferentes (grande e médio) e também deverão ser maiores que o barco.

Material necessário

1 navio pirata de brinquedo ou de papelão (comprado em lojas de confeitaria)
1 bolo redondo, grande, já recheado e coberto com pasta americana da cor de sua preferência.
1 bolo redondo, médio, já recheado e coberto com pasta americana de outra cor.
Água;
1pincel;
Palitos de churrasco;
Papel alumínio.
(Leia os artigos - Pasta americana - decore os seus bolos com perfeição e Como fazer pasta americana - e desenvolva belíssimos trabalhos)

1º passo: montagem do Bolo Pirata

1- Sobre a superfície definitiva, na qual os três andares do bolo serão montados, coloque o bolo de tamanho maior;

2- Molhe o pincel com um pouco de água e passe-o apenas na parte central do bolo. A água sobre a pasta americana produzirá um efeito de “cola” e dará maior firmeza e segurança à montagem;

3- Agora, coloque sobre a pasta americana molhada o bolo menor, centralizando-o.

4- Após empilhar os dois primeiros andares, é hora de colocar o barco sobre o segundo bolo, formando o terceiro e último andar. Para isto, proceder da seguinte maneira:

- Corte em círculo um pedaço do papel alumínio de forma que cubra toda a extensão do barco e coloque-o no centro do bolo.

- Delicadamente, coloque o navio sobre o papel alumínio. Caso necessário, você poderá encapar alguns palitos de churrasco, também com papel alumínio, e usá-los para firmar o navio. Neste caso, você deverá introduzir delicadamente os palitos sobre o bolo, ao redor de todo o navio, deixando apenas uma pequena parte à mostra. Futuramente, esses palitos ficarão tampado pela água do mar. Ao partir, é importante lembrar de tirá-los.

2º passo: decoração do Bolo Pirata (caveirinhas, moedas, cruzes e ondas do mar)

Faça diversos modelos de caveirinhas com pasta americana para decorar o bolo

Faça diversos modelos de caveirinhas com pasta americana para decorar o bolo

Material necessário

Lápis, papel sulfite e tesoura;
Açúcar de confeiteiro;
Faca ou estilete
Palitos de dente;
Pasta americana nas cores branco, preto, laranja, vermelho, azul claro, marrom claro, azul escuro e amarelo;
Glacê real;
1 caneta de confeitar;
1 Spray de confeitar na cor dourado-metalizado.

Caveirinhas de pasta americana: decoração do 1º piso

1- Utilizando o lápis e o papel, desenhe diversos modelos de caveirinhas. O tamanho e os formatos poderão ser diferentes, dando um charme todo especial ao trabalho.  Não se esqueça de fazer, em separado, moldes de chapéu, ossos, olhos, tapa-olho, espadas, enfim, crie o que quiser. Recorte.

2- Polvilhe uma superfície lisa com açúcar de confeiteiro e espalhe finas camadas de pasta americana coloridas sobre ela.

3- Agora, sobre as pastas coloridas coloque os moldes e, cuidadosamente, com uma faca ou estilete,  recorte-as.

4- Não se esqueça de colocar olhos, lenços, chapéus, nas caveirinhas. Isto dará um charme ainda maior ao seu trabalho.

5- Cole as caveirinhas. Unte o pincel em água e passe-o na lateral do bolo maior. Escolha os pontos em que deseja fixá-las, diversificando a altura e a posição. Quanto mais desalinhadas, melhor o efeito!

Cruzes, moedinhas e ondas de pasta americana: decoração do 2º piso

Cruzes

1- Espalhe modelos de cruz em papel sobre a pasta branca e recorte algumas unidades. Agora, assim como no caso das caveirinhas, passe o pincel umedecido em água sobre a lateral do segundo bolo, variando a altura e a distância entre as colagens e cole as cruzes nas posições escolhidas. Estas cruzes têm a função de sinalizar o local onde o tesouro pirata está escondido.

2- Faça linhas pontilhadas simulando o caminho que liga uma cruz a outra. Para isso, você fará dois caminhos com glacê real: um de cor branca e outro de cor preta. Faça da seguinte forma:

- Coloque um pouco de glacê real na caneta de confeitar e delicadamente reproduza traços consecutivos de cruz a cruz. Não os faça em linha reta e sim, dando voltas e reviravoltas como se estivesse perdido. Terminado o trajeto, recomece com a outra cor.

A decoração dos docinhos também pode ser feita com pasta americana, dando um charme todo especial à festa

A decoração dos docinhos também pode ser feita com pasta americana, dando um charme todo especial à festa

Moedinhas

1- Faça inúmeros círculos (mais grossos que as moedas) com a pasta americana branca.

2- Reproduza alguns efeitos em alto relevo sobre eles. Esta tarefa é muito simples: tire as pontas de um palito de dente e esprema-o contra os círculos de pasta americana. Você poderá reproduzir, por exemplo, estrelas ou números.

3- Agora, introduza palitos de dentes (delicadamente) nas moedas. Só uma pequena quantidade, para que não trinquem ou rachem.

4- Pinte-as com o spray de confeitar na cor dourado-metalizado.

5- Fixe-as sobre os bolos. Elas deverão ser colocadas nos espaços vazios entre o primeiro e o segundo bolo e também antes das ondas do mar.

Ondas

Com o navio em posição, circule-o com os cilindros de pasta americana azuis, reproduzindo as ondas do mar. Lembre-se que mais estrelinhas deverão ser colocadas nesta mesma parte do bolo (após as ondas).

Prepare um palco com personagens piratas e alugue brinquedos, como pula-pula, tobogãs, piscina de bolinhas e outros mais

 

Decoração do ambiente

Por ser muito versátil, a própria montagem do ambiente vira uma festa e com criatividade e bom gosto os mais diversos tipos de objetos decorativos são permitidos.

- Mesa central

A mesa de guloseimas, assim como a que conterá o Bolo Pirata, pode ser composta com uma infinidade de docinhos, todos com símbolos pirata. Os símbolos (caveirinhas, espadinhas, moedinhas, bandeirinhas, barquinhos e outros) podem estar estampados nos portas bombons, doces e cupcakes, ou até mesmo fixados sobre os doces. Um lindo painel de bolas coloridas ou temáticas também deverá ajudar na decoração da mesa central, assim como todo o resto da dependência onde ocorrerá o aniversário. Chapéus de pirata, bandeirinhas, balões, bauzinhos de papelão (cheios de guloseimas), barquinhos, remo, coqueirinhos, papagaio (de brinquedo), âncoras e navios piratas, também podem ser utilizados na decoração.

- A festa

No momento da festa, lenços estampados com caveirinhas, espadas de brinquedo, tapa-olhos e máscaras, podem ser distribuídos aos convidados

No momento da festa, lenços estampados com caveirinhas, espadas de brinquedo, tapa-olhos e máscaras, podem ser distribuídos aos convidados

Por ser temática, nada melhor que uma bela fantasia para alegrar, ainda mais, este momento tão especial para o aniversariante e neste sentido, não só ele como também os seus pais podem se fantasiar a caráter. No momento da festa, lenços estampados com caveirinhas, espadas de brinquedo, tapa-olhos e máscaras, podem ser distribuídos aos convidados para que todos entrem no clima. Se for possível, caracterize também os garçons e as garçonetes. Além de linda, a festa ficará perfeita!

- Talheres e acessórios

Os mínimos detalhes devem ser estudados com antecedência. Itens como pratinhos, copos, porta-guloseimas, porta-guardanapos, forros de mesa, palitos de dente e colherinhas, também devem ser temáticos. Nos palitinhos e nas colherinhas, você deverá pregar pequenas bandeirinhas piratas, tornando o “impossível de se imaginar” completamente possível.

O local da festa

Se o local da festa for um ambiente aberto, faça uma entrada bem bonita. Prepare um palco com personagens piratas e alugue brinquedos, como pula-pula, tobogãs, piscina de bolinhas e outros mais. Caso seja em um local fechado, mas que tenha espaço suficiente para isto, o mesmo poderá ser feito, devendo-se apenas fazer a distribuição correta dos brinquedos e das mesas para que todos fiquem a vontade.

A grande surpresa

Prepare, também, uma animada surpresa para o seu filho e seus convidados, distribuindo a cada um deles um mapa do tesouro e coloque-os para procurar. Uma arca cheia de balas, chicletes, pirulitos e outras deliciosas guloseimas serão o grande tesouro. Enfeite a arca e ao seu redor com barris de madeira, flores, arbustos, bijouterias, e aproveite a decoração para tirar lindas fotos.

As lembrancinhas

Ao fim da festa, lembrancinhas também deverão ser distribuídas aos convidados. Você poderá presenteá-los com, por exemplo, chinelos, squeezes, chaveirinhos, biscuits de piratinhas, saquinhos de doces, caixinhas porta-trecos, enfim, o que você conseguir imaginar desde que todos também sejam temáticos.

Conheça os Cursos CPT, da área Padaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT de Decoração de Bolos

 - Curso CPT Básico de Confeitaria

 - Curso CPT Avançado de Decoração de Bolos

 - Curso CPT Profissional de Confeitaria

 - Curso CPT Profissional Avançado de Confeitaria

 - Curso CPT Produção de Doces Finos para Festas

Por Silvana Teixeira

Cursos Relacionados

Curso Básico de Confeitaria Curso Básico de Confeitaria

Com Prof.ª Marina Queiroz

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Profissional de Confeitaria Curso Profissional de Confeitaria

Com Prof.ª Marina Queiroz

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Profissional Avançado de Confeitaria Curso Profissional Avançado de Confeitaria

Com Prof.ª Marina Queiroz

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Decoração de Bolos Curso de Decoração de Bolos

Com Prof.ª Edna Travizim, Prof.ª Maria Cristina e Pr...

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Avançado de Decoração de Bolos Curso Avançado de Decoração de Bolos

Com Prof.ª Edna Travizim, Prof.ª Maria Cristina e Pr...

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção de Doces Finos para Festas Curso Produção de Doces Finos para Festas

Com Prof.ª Denise Andrade

R$ 412,00 à vista ou em até 12x de R$ 34,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Padaria e Confeitaria

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade