WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cana-de-açúcar - Sistemas de Cultivo da Cana

Cana-de-açúcar - Sistemas de Cultivo da Cana

 

Preparo do solo: utiliza-se arado de disco ou arado de aiveca para a inversão do solo e grades para quebrar torrões, nivelar o terreno e romper a camada superficial compactada. Nessa etapa ocorre a aplicação de calcário e gesso, se necessário. O mais comum é aplicar metade da dose antes da aração e o restante, antes da gradagem. Antes desta etapa ou durante a reforma do canavial, pode-se fazer o uso de subsolador para romper camadas sub-superficiais compactadas devido ao tráfego intensivo de máquinas e equipamentos durante os anos anteriores.

Este sistema de preparo do solo tende a ser alterado rapidamente nos próximos anos, com a introdução do plantio direto. Com o avanço das áreas de cana crua colhidas mecanicamente, a presença da palha iniciou o processo que viabiliza a utilização do sistema de plantio direto para a cultura de cana-de-açúcar, assim como é utilizado nas culturas de cereais. Muitas usinas estão utilizando este sistema em áreas experimentais.

Trato da soqueira: nessa etapa utiliza-se implemento montado no trator, que realiza a chamada tríplice operação (escarificação, adubação e cultivo). Em seguida, pode-se fazer controle químico com herbicida, após aproximadamente 30 dias da operação mecânica.

 
Pulverização: utiliza-se, geralmente, pulverizadores (autopropelidos, na maioria das vezes), para a aplicação de herbicida, 30 dias após o surgimento das primeiras folhas, em média. Outra prática cada vez mais comum, no setor sucroalcooleiro, é a aplicação de maturadores vegetais com o objetivo de induzir a maturação da cana e, assim, antecipar a disponibilidade de matéria-prima pronta para industrialização. Esta aplicação é realizada por aviões agrícolas construídos especialmente para pulverização aérea.

Adubação de cobertura: pode ser realizada com adubadora automotriz, montada ou tracionada por trator.

Confira todo o conteúdo sobre Cana-de-Açúcar, acessando o link abaixo:
 
Cana-de-açúcar

Fontes: Embrapa, Wikipédia e UFPB, Ebah

Postado por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!