Atualmente, a padaria não é apenas um lugar para comprar pão. Ela passou a ganhar receitas inovadoras e um ambiente ampliado. As pessoas gostam de ir ao local para tomar café da manhã, lanchar e até mesmo almoçar e jantar. A padaria moderna se transformou em um ponto de encontro. Por isso, a organizar e exposição de todos os produtos e seções deve permitir a visualização dos alimentos oferecidos e deixar o cliente com ?água na boca? com as diversas opções.
Você abriu uma padaria há algum tempo e até o momento não sabe se ela tem dado lucro ou prejuízo? Saiba que essa questão é fácil de se resolver, bastando, apenas, estabelecer o “ponto de equilíbrio” da mesma. Mas, afinal, o que vem a ser ponto de equilíbrio?
Uma palestra ministrada em 2008, sobre a evolução das tendências das padarias no Brasil, apresentou uma estatística altamente favorável para o setor, e na época, até surpreendente. O fato é que os números estavam corretos e a estimativa de crescimento ocorreu, fechando o ano em R$ 800.000. A projeção para 2020 continua animadora. A média de faturamento será de R$ 900.000.
Nas padarias, quitandas, mercearias, supermercados. Doce, salgado, recheado, integral, bisnaguinha. O encantamento pelo pão existe nos quatro cantos do mundo e em variedades deliciosas. A disponibilidade está tão próxima do consumidor que atualmente, até em postos de gasolina, empórios e hortifrutigranjeiros estão comercializando o produto.
Durante muito tempo, o estrogonofe (ou strogonoff) foi uma das receitas mais refinadas, servidas em grandes jantares e em restaurantes famosos. Nos últimos anos, ele perdeu bastante do glamour, mas continua sendo um dos preferidos de muitos brasileiros. Essa nova versão leva queijo branco no lugar da carne. Por isso, é bem mais leve e uma boa opção para vegetarianos. Confira a receita.
Atualmente, no Brasil, o consumidor mostra-se cada vez mais exigente. Isso envolve os mais diversos ramos do mercado, em especial o ramo Padaria. A antiga padaria, da tradicional caderneta de anotações, deu lugar à praticidade e à rapidez dos caixas informatizados.
Um dos setores com maior potencial de ampliar os lucros em uma padaria é o de frios. Mas, para que isso aconteça, é preciso estar atento a alguns fatores que vão desde a variedade oferecida, aos hábitos dos funcionários e higienização de equipamentos.
Hoje, as padarias não são mais como antigamente, em que os pães eram fabricados de modo artesanal e os fregueses iam em horários e dias específicos comprar seus pães, biscoitos e bolos fresquinhos. Atualmente, existem 62 mil panificadoras no Brasil; dessas, 60 mil são micro e pequenas empresas. O setor gera aproximadamente 700 mil empregos diretos e, desses, pelo menos 35% concentram-se na produção. Diante desta realidade, as panificadoras e confeitarias se tornaram um negócio complexo, que precisa ser bem administrado, e possuir pessoal qualificado e criativo.
Especial - Entre as etapas que compõem a fabricação de queijos estão a salga, a maturação e a embalagem. Os queijos finos e mofados possuem características peculiares à receita de cada um.. E mais: Vídeo sobre a maturação do queijo Gorgonzola.
As padarias têm trabalhado bastante para se adequarem às normas sanitárias, que incluem melhorias na estrutura dos estabelecimentos, treinamento da equipe de colaboradores, uma melhor separação e armazenamento das matérias-primas e o controle de pragas. Tudo isso para oferecer aos clientes alimentos mais seguros e saudáveis.