Você abriu uma padaria há algum tempo e até o momento não sabe se ela tem dado lucro ou prejuízo? Saiba que essa questão é fácil de se resolver, bastando, apenas, estabelecer o “ponto de equilíbrio” da mesma. Mas, afinal, o que vem a ser ponto de equilíbrio?
Atualmente, a padaria não é apenas um lugar para comprar pão. Ela passou a ganhar receitas inovadoras e um ambiente ampliado. As pessoas gostam de ir ao local para tomar café da manhã, lanchar e até mesmo almoçar e jantar. A padaria moderna se transformou em um ponto de encontro. Por isso, a organizar e exposição de todos os produtos e seções deve permitir a visualização dos alimentos oferecidos e deixar o cliente com ?água na boca? com as diversas opções.
Uma palestra ministrada em 2008, sobre a evolução das tendências das padarias no Brasil, apresentou uma estatística altamente favorável para o setor, e na época, até surpreendente. O fato é que os números estavam corretos e a estimativa de crescimento ocorreu, fechando o ano em R$ 800.000. A projeção para 2020 continua animadora. A média de faturamento será de R$ 900.000.
Atualmente, no Brasil, o consumidor mostra-se cada vez mais exigente. Isso envolve os mais diversos ramos do mercado, em especial o ramo Padaria. A antiga padaria, da tradicional caderneta de anotações, deu lugar à praticidade e à rapidez dos caixas informatizados.
No Brasil, o Dia da Dona de Casa passou a ser celebrado em 31 de outubro, como forma de homenagear muitas mulheres que dedicam sua vida não apenas aos afazeres domésticos, mas também à organização da casa, ao controle do orçamento familiar e à educação dos filhos.
Com o objetivo de orientar pessoas interessadas em montar um pequeno negócio de entrega de produtos em domicílio, nossa equipe de conteúdo desenvolveu o E-book 5 Ideias de Delivery para Ganhar Dinheiro sem Sair de Casa. Este é um brinde exclusivo do Grupo CPT, com informações sobre montagem de farmácia, pizzaria, fábrica de congelados, minimercado e padaria delivery.
Um dos setores com maior potencial de ampliar os lucros em uma padaria é o de frios. Mas, para que isso aconteça, é preciso estar atento a alguns fatores que vão desde a variedade oferecida, aos hábitos dos funcionários e higienização de equipamentos.
Há algum tempo, as padarias deixaram de ser apenas um lugar que vendia pães e cafezinhos. Muitas já investiram bastante, incluindo na linha de produtos lanchonete (a preferência para os primeiros investimentos), mini-mercados, restaurantes, enfim, o que for melhor para o cliente e para o dono da empresa. Uma panificadora em São Paulo inovou ao criar um espaço para a culinária Japonesa.
As padarias têm trabalhado bastante para se adequarem às normas sanitárias, que incluem melhorias na estrutura dos estabelecimentos, treinamento da equipe de colaboradores, uma melhor separação e armazenamento das matérias-primas e o controle de pragas. Tudo isso para oferecer aos clientes alimentos mais seguros e saudáveis.
Pão Congelado. Para muitos é ainda um mistério. Padeiro, dono de padaria, consumidor do famoso pão francês, essa é uma novidade que influencia o cotidiano tanto nos meios de produção quanto para quem adquire o produto.