Thiago Concer, sócio-fundador do Instituto de Especialização em Vendas, a maior Escola de vendedores e gerentes de vendas do Brasil; Autor do Livro Vendas não Ocorrem por Acaso: Um Guia Prático de Vendas; palestrante de vendas mais contratado no Brasil e o maior especialista em vendas do país, veio à Viçosa neste domingo, dia 26 de março, convidado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas – para ministrar importante treinamento às consultoras de vendas do grupo.
Como está o seu plano de vendas para 2013? Você já estipulou metas coerentes para as vendas? Já criou estratégias para ter sucesso nessa empreitada? Pois bem, 2013 já começou e está na hora de agir nesse sentido
Em grande parte do território nacional, observa-se que o ano de 2013, até o mês de novembro, superou as vendas do ano anterior, quando comparado ao mesmo período. Esta estimativa faz com que o comércio varejista comemore, com perspectivas de comemorar ainda mais até o término do ano. Ao se avaliar o acumulado do ano, supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas lideram o ranking dos mais bem posicionados, apresentando uma expansão de 6,4% no movimento de clientes. A segunda posição é ocupada por combustíveis e lubrificantes com alta de 5,1%. Em terceiro lugar classificam-se as lojas de veículos, motos e peças, com avanço de 3,8%. Já os móveis, eletroeletrônicos e informática ocupam a quarta posição, apresentando alta de 3,3% e equiparando-se ao setor de material de construção. Em quinto e último lugar ranquearam os pontos de venda de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, cujo movimento de consumidores cresceu 3,2%.
Quem tem ou pensa em abrir uma sorveteria costuma temer o inverno. As vendas chegam a cair 70% nesta época do ano. O frio já está chegando de mansinho e com ele o medo da queda das vendas. Isto é comum porque a maioria das pessoas tem a ideia errada de que faz mal tomar sorvete no frio, que adoece, provoca resfriado ou inflama a garganta.
Estimativas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) apontam para um crescimento de aproximadamente 11,5% nas vendas do varejo em 2013, em relação a este ano. A instituição acredita num aumento de 9,6% nas vendas de produtos duráveis, 14,1% nas de não-duráveis e 12,3% nas vendas de produtos semi-duráveis.
O marketing é composto por vários elementos. Para que a empresa funcione bem, os gestores devem preocupar ferrenhamente em desenvolver o produto ideal, que é aquele que o consumidor deseja e/ou precisa concluir; o preço correto, que é um preço que proporciona um lucro satisfatório e ainda agrada o consumidor; disponibilizar ou distribuir o produto no lugar certo (ponto ou praça); ou seja, no local onde o consumidor tenha facilidade em adquiri-lo ; e promover o produto incentivando que as pessoas o comprem.
O mundo está conectado, sendo que nos últimos anos as vendas pela internet cresceram, em média, 52% ao ano. Por isso, o empreendedor precisa estar na rede para não ser enforcado pela concorrência. Um destaque desse tipo de negócio é com relação ao estoque. Como as vendas são bem dinâmicas, é possível às empresas maior investimento em produtos com maior aceitação no mercado. Também pode-se trabalhar com múltiplos estoques, inclusive com estoques direto dos fornecedores. Agilidade, menor valor gasto com despesas operacionais, assim como um menor capital de giro são outras vantagens.
O mercado está cada vez mais competitivo. Novas ideias, produtos e serviços estão sempre surgindo, por isso, é preciso estar atento às novidades e às atitudes do concorrente. Atualmente, ao contrário de alguns anos atrás, em que a inflação e a falta de concorrência permitiam negociar sem maiores esforços, mais do que oferecer bons produtos, é preciso saber vender.
O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) divulgou os dados da Pesquisa Sobre Mercado Imobiliário, que demonstram um aumento de 12,5% nas vendas de apartamentos novos em comparação ao ano passado na capital paulista. Foram vendidas 7.407 unidades entre janeiro e abril deste ano, enquanto no mesmo período de 2011 o total foi de 6.584.
Algumas pessoas já nascem com certas aptidões para a área de vendas. No entanto, é possível desenvolver habilidades para se tornar um bom vendedor, a partir de muito estudo e dedicação. O diretor do Instituto Brasileiro de Vendas, Mário Rodrigues, em entrevista à Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, listou as competências de um bom profissional de vendas. Confira: