O marketing experiencial considera todos os sentidos utilizados no momento da compra, ou seja: visão, tato, audição, olfato e paladar. A necessidade de trabalhar as ações realizadas na loja durante o atendimento, bem como criar momentos de compra memoráveis para os clientes, surge da constatação de que grande parte deles decide o que adquirir no momento da compra.
Nesta época do ano, o 13º salário pode ser uma tentação para as compras de Natal. Mas depois vem o IPVA, o IPTU, as compras de material escolar, e o resultado é um número sem fim de dívidas. Também não dá pra abrir mão de comprar algumas coisas. Então a dica é andar bastante, escolher bem e pechinchar.
Muita gente, quando sai da casa dos pais, principalmente se for casar, têm dúvida se é melhor comprar ou alugar um imóvel. Se a pessoa possui o dinheiro para adquiri-lo à vista, a melhor opção parece ser a compra. Contudo, apenas parece. A decisão entre alugar ou comprar depende bastante do mercado, do local e das condições de investimento, mesmo com o dinheiro em mãos.
Nos últimos tempos muitas coisas vêm mudando no mundo dos negócios e, dentro deste novo contexto, as velhas ideias e conceitos têm de ser repaginados e postos em prática para encarar os novos desafios. Bom exemplo disto é o que acontece no setor de compras das empresas, que deixou de ser meramente operacional, passando a ocupar lugar de destaque nas instituições.
Na altura em que estamos decididos em comprar um cavalo, somos confrontados com muitas dúvidas e opções. “Não é uma escolha fácil. Temos de ter em conta a raça que se adapta mais às nossas necessidades e expectativas, recorrer a sítios fiáveis e pensar antes quanto dinheiro queremos gastar na compra”, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais.
A internet facilita bastante a vida dos consumidores, que podem comprar sem sair de casa. Além disso, é mais fácil comparar preços, aproveitar ofertas e receber em casa. Por tanta comodidade, cresce a cada dia o número de pessoas que compram pela internet e de lojas que oferecem os serviços online. No entanto, também cresce o número de reclamações quanto à qualidade das lojas virtuais.
Mãe, me compra uma bala? Mãe, quero um brinquedo novo! Mãe, me dá dinheiro para comprar figurinhas da Copa? As crianças têm tendência a sempre pedir alguma coisinha... Por não terem que lidar com dinheiro e não precisarem trabalhar para adquiri-lo, acham que podem comprar sem muitas preocupações. Quem dera se no quintal das casas houvesse uma árvore de dinheiro.
O preço não deve ser a única coisa observada no momento das compras. Muitas vezes prestamos atenção a promoções e liquidações, principalmente se o lugar das compras não é o de costume, e esquecemos de verificar as condições de higiene e de segurança alimentar do local. O modo de levar as mercadorias no carrinho e de armazená-las em casa também devem ser observados.
A grande maioria das mulheres gosta de procurar bastante antes de comprar alguma coisa. Primeiro, elas pesquisam preços, depois experimentam tudo para finalmente pensar em comprar. Os homens são bem diferentes. Eles costumam comprar rapidamente, sem procurar muito. O problema é quando um casal resolve fazer compras juntos: a paciência nessas horas não é uma grande virtude masculina.
A paca é um roedor da mesma família das capivaras e das cotias. Entre as carnes silvestres, é a mais refinada e também a mais cara: o quilo pode custar até R$ 200! Mesmo com o preço salgado, a procura é grande em açougues especializados em carnes exóticas e em restaurantes.