Uma das coisas mais difíceis sobre como cuidar de uma criança com TDAH é fazer com que ela faça o que você pede. Rotinas diárias se tornam uma batalha: preparar-se para ir à escola, fazer o dever de casa e dormir são um grande desafio, explicam os professores Luciana Fiel, Dr. Paulo Mattos e Dr. Sérgio Bourbon, do Curso do CPT, a-crianca-e-o-tdah-transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.
A principal função de uma babá é cuidar, com carinho, de crianças. E, para isto, é preciso demonstrar amor e atenção. As babás precisam gostar de brincar, contar histórias, saber se aproximar e se comunicar com as crianças.
Crianças são bastante curiosas. É fato que elas aprendem sobre o mundo interagindo fisicamente com os objetos que encontram. Gostam de tocar, sentir, explorar, verificar as propriedades das coisas colocando-as na boca. A tolerância exagerada com esse interesse inato, entretanto, representa um risco. Quando têm menos de cinco anos, elas têm pouco senso de perigo e, mesmo sem querer, podem se colocar em situações de risco para saciar a curiosidade
As instituições de Educação Infantil têm como objetivo tornar acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e ajudem na inserção social. “É necessário que as instituições ofereçam às crianças condições de aprendizagem através das brincadeiras e de situações pedagógicas planejadas, portanto tem de haver critérios”, afirma Luciana Fiel, Graduada em Economia Doméstica com atuação na Área de Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Pós-graduada em Educação: Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras Belo Horizonte. Mestre em Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Formação em PNL, ENEAGRAMA, EFT e CONSTELAÇÃO FAMILIAR.
A visão construtivista é de que as pessoas constroem e reconstroem o seu conhecimento ao longo da vida. É importante reconhecer que essa reconstrução é um elemento fundamental, já que o conhecimento está sempre em contínua modificação. Em função disso, seria de grande importância analisar a relação entre ensinar e aprender, fazendo uma reflexão sobre até que ponto essa relação é uma relação de causa e efeito.
O CPT - Centro de Produções Técnicas, é uma instituição com 30 anos de tradição no ensino. Fundado em 1985, ganhou espaço no mercado e desenvolveu um dos melhores cursos de capacitação profissional a distância do Brasil. Esse mérito vem de seus professores especialistas que elaboram cursos com alta qualidade, garantidos e assinados por eles
Foi anunciado no dia 24 de setembro deste ano, oficialmente publicada no Diário Oficial, a nova reforma pela qual passará o ensino médio das escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Se aprovada pelo Congresso Nacional, haverá aumento da carga horária e flexibilização da grade curricular dos alunos.
A Horta Didática é um projeto que cabe em qualquer escola, seja ela de qualquer formato. Trata-se de uma forma simples e ao mesmo tempo eficaz de ensinar, por meio da prática, matemática aos alunos. Isso não é tudo, é também uma forma de quebrar a corrente de impermeabilização das cidades; é trazer novamente o conceito dos nossos antepassados de que ter plantas junto de nós é uma forma saudável de viver.
O processo ensino-aprendizagem não é um efeito de causa e consequência, ou seja, não é correta a ideia: o professor ensina, logo o aluno aprende. Este foi o cerne da palestra "Aprendizagem Significativa, Ensino Efetivo", realizada pelo professor Per Christian na noite do dia oito de março, no Alfa Hotel, em Viçosa.
Toda criança gosta de brincar, porque é por esse meio que ela aprende, desenvolve-se, extravasa suas energias, descarrega as emoções e dá asas à imaginação. Crianças que brincam têm maior facilidade de se relacionar com as pessoas que interagem com elas nesses momentos. Assim, a babá deve brincar com os pequenos, sabendo que cada jogo é adequado a uma idade diferente.