É fundamental que os gestores de um estabelecimento do ramo hoteleiro identifique seu público-alvo. As estratégias que serão traçadas dependem muito das preferências e peculiaridades dos seus clientes potenciais.
Sem o profissional do marketing, as empresas não alcançariam sucesso nas vendas nem ganhariam força competitiva no mercado. Tamanha é a importância desse protagonista da divulgação e do merchandising de produtos e serviços que hoje, 8 de maio, comemoramos, com satisfação, o Dia do Profissional do Marketing.
Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, empresa especializada em marketing digital, ensina cinco formas de estreitar o relacionamento entre empresas e clientes por meio do e-mail marketing, oferecendo promoções, descontos exclusivos e outros benefícios via correio eletrônico. São elas
Muitas pessoas confundem marketing com propaganda. Mas as estratégias de marketing vão muito além da produção de anúncios publicitários. Elas envolvem todo o processo de estímulo para convencer o consumidor a adquirir o produto ou serviço. Significa também uma gestão orientada para o cliente.
O setor de hotelaria está vivendo um período de grande expansão, no Brasil e no mundo, em função do grande crescimento da indústria turística. A administração eficiente tem grande importância para o sucesso do estabelecimento. Isto é, planejar ações, organizar os processos e controlar o trabalho de todos os funcionários, a fim de atingir os objetivos da empresa.
O profissional do marketing é responsável por realizar um conjunto de ações estratégicas que estimulem o consumidor a adquirir produtos ou serviços de uma empresa e, assim, garantir o seu sucesso”, afirma Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas
O setor de serviços tem experimentado forte crescimento no cenário brasileiro. Atualmente, é inquestionável o domínio que ele exerce sobre o desenvolvimento dos negócios, principalmente nas grandes cidades. Para ter visibilidade, é necessário que as prestadoras invistam em estratégias de marketing que sustentem a intangibilidade do seu negócio.
Marketing é um conjunto de métodos que deve ser implantado em uma empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto, ou serviço. Ou seja, é administrar sua empresa para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. Há uma variada possibilidade de atividades, que vão desde estudo de mercado, promoções, publicidades e vendas, até assistência pós-venda.
Em tempos modernos, onde tudo se transforma na velocidade da luz, adequar-se às novas situações do cotidiano é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. É assim com o mundo, é assim com o setor de hotelaria brasileira, que já não é o mesmo de vinte anos atrás. Naqueles tempos, desvalorizado e mal compreendido, o ramo de hotelaria podia ser ingressado por qualquer um, apto ou não para atuar na área, bem estruturado ou não, visando ou não o conforto do cliente e almejando ou não a qualidade total na prestação dos serviços. Hoje, é muito pelo contrário. A indústria hoteleira transformou-se, cresceu, almejou novos desafios e trilhou em rumo ao sucesso. Para alcançar seu objetivo, no entanto, o setor teve de abrir suas portas para novos profissionais, de outras áreas, dispostos a atuarem no ramo hoteleiro. Entre as áreas foco dos grandes hotéis, destacam-se a administrativa, comercial, saúde, alimentação, eventos e a de entretenimento.
Atualmente, muitos procuram hotéis que oferecem serviços de alimentação e bebida com exclusividade e requinte. Para isso, sua estrutura deve contar com mais de um restaurante, com os mais variados estilos de cozinha, além de bares e salas de estar com móveis autênticos elaborados especialmente para o hotel.