Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, empresa especializada em marketing digital, ensina cinco formas de estreitar o relacionamento entre empresas e clientes por meio do e-mail marketing, oferecendo promoções, descontos exclusivos e outros benefícios via correio eletrônico. São elas
Marketing é um conjunto de métodos que deve ser implantado em uma empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto, ou serviço. Ou seja, é administrar sua empresa para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. Há uma variada possibilidade de atividades, que vão desde estudo de mercado, promoções, publicidades e vendas, até assistência pós-venda.
Sem o profissional do marketing, as empresas não alcançariam sucesso nas vendas nem ganhariam força competitiva no mercado. Tamanha é a importância desse protagonista da divulgação e do merchandising de produtos e serviços que hoje, 8 de maio, comemoramos, com satisfação, o Dia do Profissional do Marketing.
O setor de serviços tem experimentado forte crescimento no cenário brasileiro. Atualmente, é inquestionável o domínio que ele exerce sobre o desenvolvimento dos negócios, principalmente nas grandes cidades. Para ter visibilidade, é necessário que as prestadoras invistam em estratégias de marketing que sustentem a intangibilidade do seu negócio.
A Constituição de 1988 e todas as leis empresariais que surgiram a partir dela apenas permitiam a criação de uma empresa com dois ou mais sócios que iriam adquirir responsabilidade limitada. Muitas vezes, o que acontecia de fato era uma pessoa abrir uma empresa e colocar outro sócio apenas para cumprir a exigência legal. O segundo proprietário da empresa, na verdade, possuía uma parcela bem pequena do empreendimento e não tomava parte nas decisões.
O profissional do marketing é responsável por realizar um conjunto de ações estratégicas que estimulem o consumidor a adquirir produtos ou serviços de uma empresa e, assim, garantir o seu sucesso”, afirma Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas
Nestes dias que antecedem a Copa do Mundo, as expectativas estão voltadas para o início dos jogos e para o desempenho da seleção. É difícil pensar em outra coisa. Por isso, aproveitar o momento para fazer campanhas de marketing ligadas ao evento é uma boa oportunidade para alavancar as vendas.
Quando for planejar a redução de gastos com estratégias de marketing, avalie os produtos de sua empresa. Prefira fazer corte nos anúncios dos produtos marginais. Aqueles que dão mais lucros poderão, até mesmo, receber mais investimentos. Para economizar nas campanhas, uma solução altamente promissora, é a utilização de redes sociais.
Muitas pessoas confundem marketing com propaganda. Mas as estratégias de marketing vão muito além da produção de anúncios publicitários. Elas envolvem todo o processo de estímulo para convencer o consumidor a adquirir o produto ou serviço. Significa também uma gestão orientada para o cliente.
Os consumidores têm usado cada vez mais a internet para conhecer e comprar produtos. Atualmente é possível comprar de tudo na rede, de roupas a eletrodomésticos. As empresas precisam saber aproveitar muito bem as oportunidades de negócio oferecidas pelo meio virtual. O comércio e o marketing eletrônico já são uma realidade da qual não dá mais para fugir.