Para que a relação com os hóspedes ocorra com sucesso, a governanta precisa possuir algumas habilidades como: segurança pessoal e profissional, capacidade de liderança e capacidade de ensinar. O contato individualizado é muito importante nessa profissão e a governanta deve tratar seus subordinados com muito respeito e procurar chamá-lo sempre pelo nome.
Especial - O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. No primeiro, chega a gerar mais empregos que a siderurgia e a indústria automobilística. Com a copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016, o crescimento do turismo no Brasil alcança altas escalas numéricas.
Especial - Nos próximos anos as vagas para essas profissionais no mercado de trabalho devem dobrar. As camareiras zelam pelo bem-estar dos hóspedes em seus apartamentos, uma vez que são responsáveis pela arrumação, limpeza e higienização do quarto. Pertencem ao setor de governança e são subordinadas à supervisora de andares, que, por sua vez, subordina-se à governanta. As tarefas que lhe são designadas fazem parte da atenção primária para o conforto dos hóspedes.
O ramo da hotelaria está em expansão, e com os eventos esportivos que se aproximam e irão movimentar a economia de todo o país, tendem a crescer cada vez mais. O Governo Federal já disponibilizou verbas para promover a ampliação e modernização do setor, principalmente nas cidades que sediarão os jogos. Por isso, é importante ter profissionais bem treinados e altamente capacitados para receber, servir e cuidar dos hóspedes, como também gerenciar a equipe do hotel. Pensando nisso, o Portal de Informações do CPT - Centro de Produções Técnicas, vai apesentar, na próxima semana, notícias sobre treinamento para a capacitação dos que atuam na área.
Em tempos modernos, onde tudo se transforma na velocidade da luz, adequar-se às novas situações do cotidiano é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. É assim com o mundo, é assim com o setor de hotelaria brasileira, que já não é o mesmo de vinte anos atrás. Naqueles tempos, desvalorizado e mal compreendido, o ramo de hotelaria podia ser ingressado por qualquer um, apto ou não para atuar na área, bem estruturado ou não, visando ou não o conforto do cliente e almejando ou não a qualidade total na prestação dos serviços. Hoje, é muito pelo contrário. A indústria hoteleira transformou-se, cresceu, almejou novos desafios e trilhou em rumo ao sucesso. Para alcançar seu objetivo, no entanto, o setor teve de abrir suas portas para novos profissionais, de outras áreas, dispostos a atuarem no ramo hoteleiro. Entre as áreas foco dos grandes hotéis, destacam-se a administrativa, comercial, saúde, alimentação, eventos e a de entretenimento.
Hoje, 27 de abril, é o dia nacional do empregado doméstico. Portanto, todos os profissionais da categoria - como cuidadores de idosos, jardineiros, babás, vigias, governantas, cozinheiras, caseiros, motoristas particulares, lavadeiras e empregados mensalistas, merecem os nossos parabéns. Embora a data não tenha sido oficializada, em algumas regiões do país
O Dia do Hoteleiro é celebrado, em 09 de novembro, pois nessa data ocorreu um importante congresso da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, com o objetivo de abordar assuntos concernentes ao setor hoteleiro e aos profissionais de hotelaria. Desde essa memorável data (09/11/1936), o setor passou a se desenvolver cada vez mais.