Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a Leite Brasil, mostrou que a informalidade na produção de leite reduziu nos últimos anos. Nos últimos 5 anos, a entrega de leite aos laticínios cresceu cerca de 5,5% ao ano.
A estimativa é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - USDA - e prevê um crescimento de 1,8% de aumento da produção de leite do Brasil em 2018 graças às exportações de produtos, como o leite condensado e o leite em pó.
Novas normativas para leite garantem qualidade ao produto. Uma delas determina limites à contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT) no leite cru distribuído aos laticínios. A outra estabelece que o leite chegue à indústria de laticínios refrigerado a 7°C, e não a 10°C, como ocorre atualmente.
O programa Leite Saudável do Ministério da Agricultura, lançado em 2015, já habilitou 13 projetos de assistência técnica rural e beneficiou 7 mil produtores de leite dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
A Câmara Técnica Setorial de Bovinocultura de Leite do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa) apresentou a proposta de criação de um programa para melhorar a qualidade do leite em Minas Gerais. O órgão é vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O valor médio do litro de leite bateu recorde real no mês de Julho no Brasil e em MG, para satisfação dos produtores do Alto do Paranaíba, o valor foi ainda maior. Para os produtores rurais, o valor de R$ 1,55 superou a expectativa, já que é quase 35% maior que o valor recebido na mesma época do ano passado.
Antenada com a nova tendência do brasileiro, que é buscar por um estilo de vida saudável, uma empresa investe pesado e fatura alto com a comercialização de frutas e sucos naturais, prontos para o consumo, nas empresas do mercado de São Paulo. O nome desta astuta empreendedora é Sofia Fortuna, que viu na falta de tempo de inúmeras pessoas para irem ao mercado comprar frutas frescas todos os dias, uma excelente oportunidade de negócio e abriu a FRUIT AND YOU.
A oferta de leite de cabra para o consumidor tem crescido muito nos últimos anos. A versatilidade de produtos contribui para que os criadores conquistassem o mercado. Dentre os alimentos oferecidos estão: leite integral pasteurizado e congelado, iogurte natural ou com frutas, queijos de diversos tipos, sorvetes, cosméticos, leite em pó e o leite UHT (longa vida). Entre estes, o iogurte possui vantagens como baixo custo de produção,
No primeiro semestre deste ano, a industrialização do leite foi de 10,9 bilhões de litros, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a produção foi de 10,5 bilhões de litros. O resultado foi mostrado pela Pesquisa Trimestral do Leite, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As vendas de frutas brasileiras na Gulfood, uma das principais feiras de alimentos do mundo, este ano, cresceram 226% em relação a 2010. O número superou as expectativas dos empresários presentes no estande do projeto Brazilian Fruit, iniciativa do Ibraf - Intituto Brasileiro de Frutas e Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, para promoção mundial das frutas do Brasil.