O Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura divulgou os dados referentes aos empréstimos concedidos à agricultura empresarial entre os meses de julho e outubro deste ano, início da safra 2012/2013. Segundo o levantamento, os financiamentos chegaram ao valor de R$ 39 bilhões, uma alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o valor total foi de R$ 31 bilhões.
A meta de todo empresário, sem dúvida, é ampliar sua rentabilidade. Essa tarefa, porém, não é fácil. Por isso, é preciso ficar atento a alguns fatores que ajudam o negócio a crescer e a aumentar os lucros.
O tema preservação ambiental está presente em quase todas as discussões atuais, seja na área de educação, empresarial, hoteleira e até mesmo de edificações. A população mundial parece ter despertado para a importância da conservação de nossos recursos naturais, sabendo que priorizar o desenvolvimento sustentável é de vital importância.
Em quaisquer instantes de dúvidas na gestão empresarial, o mais certo é escrever tudo. Ainda mais quando for em momentos iniciais do negócio, em que a instabilidade, insegurança e medo permanecem no caminho. Colocar num papel todas as suas metas, uma a uma, para que sejam sempre consultadas, ajuda-o a ter uma visão mais clara sobre o assunto.
Comparada a um casamento, a união de sócios tem um propósito específico: criação e crescimento da empresa. A escolha do parceiro geralmente é feita pela falta de capacitação em uma determinada área e/ou com o intuito de agregar mais investimentos ao negócio. Mas, uma escolha inadequada pode fazer um grande estrago ao empreendimento.
Gestores e empreendedores estão sempre aqui e acolá para enfrentar negociações com fornecedores ou com aqueles que exercem a mesma função. Mas além do preparo da proposta a ser negociada, outros fatores influenciam no sucesso da viagem. É a chamada etiqueta empresarial nas viagens de negócios.
Especial - A comunicação interna é fundamental para o bom andamento de uma empresa. Se as pessoas não falam... E mais: no vídeo, você aprende quais são as regras para uma boa comunicação e os cuidados que se deve ter para que ela seja eficaz.
Poucos empresários investem na qualidade de vida de seus funcionários, acreditando que essa atitude onera muito a empresa. Pelo contrário, qualidade de vida é sinônimo de competitividade. Cuidar do bem-estar dos colaboradores promove sustentabilidade econômica, pois evita estresse e problemas de saúde, como estafa, depressão e gastrites. São esses males que, na maioria da vezes, originam a redução da produtividade empresarial, além de ocasionar muitos acidentes de trabalho.
Nos momentos de tumulto econômico, é comum as empresas prezarem pela redução de custos e, consequentemente, começarem a cortar certos benefícios, fornecedores e serviços considerados supérfluos. A decisão do que pode ser deixado de lado parte dos responsáveis pela gestão empresarial, por isso, eles precisam estar atentos a determinadas estratégias, a fim de minimizar os erros e ter efetividade nas escolhas.
Este século trouxe mudanças de comportamento no modo de gerenciar empresas. Talento para lidar com pessoas, disposição para encarar dificuldades e, principalmente, espírito de equipe são qualidades essenciais aos atuais administradores. Anteriormente, a economia empresarial era centrada nos custos.