A administração do tempo é uma arte que deve ser aprendida e praticada assim como aprendemos e praticamos outras artes, como cerâmica, pintura, dança, esportes,línguas, músicas, etc. Tudo o que se faz exige e consome tempo: ler um livro, assistir a um filme, participar de uma reunião, digitar uma carta, pensar, conversar, caminhar, almoçar, dormir e até mesmo não fazer nada.
A meta de todo empresário, sem dúvida, é ampliar sua rentabilidade. Essa tarefa, porém, não é fácil. Por isso, é preciso ficar atento a alguns fatores que ajudam o negócio a crescer e a aumentar os lucros.
Um dos fatores de maior interesse na empresa moderna são as relações de trabalho, uma vez que são formadas por seres que carregam características de competitividade e possuem personalidades diferentes. É preciso estar sempre ciente de que é na capacidade de lidar com nossos semelhantes que reside o segredo do sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento.
Comparada a um casamento, a união de sócios tem um propósito específico: criação e crescimento da empresa. A escolha do parceiro geralmente é feita pela falta de capacitação em uma determinada área e/ou com o intuito de agregar mais investimentos ao negócio. Mas, uma escolha inadequada pode fazer um grande estrago ao empreendimento.
Nos momentos de tumulto econômico, é comum as empresas prezarem pela redução de custos e, consequentemente, começarem a cortar certos benefícios, fornecedores e serviços considerados supérfluos. A decisão do que pode ser deixado de lado parte dos responsáveis pela gestão empresarial, por isso, eles precisam estar atentos a determinadas estratégias, a fim de minimizar os erros e ter efetividade nas escolhas.
Estamos terminando a primeira década do século XXI com empresas mais engajadas na questão ambiental. Segundo levantamento realizado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria, 71% das organizações adotam procedimentos que colaboram para uma melhor gestão ambiental.
Uma pesquisa mundial indicou que o Brasil passou os Estados Unidos em número de franqueadores. Com 2.226 marcas, o país só perde para a China, que fechou 2010 com 2.600. O crescimento mundial foi bastante representativo e gerou 469 empregos diretos diariamente.
Apareceu a oportunidade de comprar um negócio já existente. Quem gosta de empreender e não quer passar pelas fases iniciais do plano de negócio já pensou nisso alguma vez. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar alguns pontos essenciais em qualquer empresa. Essa cautela é para perceber se você está preparado para enfrentar as responsabilidades e exigências dessa nova atividade.
O setor de hotelaria está vivendo um período de grande expansão, no Brasil e no mundo, em função do grande crescimento da indústria turística. A administração eficiente tem grande importância para o sucesso do estabelecimento. Isto é, planejar ações, organizar os processos e controlar o trabalho de todos os funcionários, a fim de atingir os objetivos da empresa.
Especial - O setor de compras, geralmente, está subordinado à controladoria, mas pode estar relacionado a outros setores também. Em hotéis de pequeno porte, o gerente geral... E mais: no vídeo, veja quais sãos as funções do almoxarifado