As instituições de Educação Infantil têm como objetivo tornar acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e ajudem na inserção social. “É necessário que as instituições ofereçam às crianças condições de aprendizagem através das brincadeiras e de situações pedagógicas planejadas, portanto tem de haver critérios”, afirma Luciana Fiel, Graduada em Economia Doméstica com atuação na Área de Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Pós-graduada em Educação: Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras Belo Horizonte. Mestre em Família e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Formação em PNL, ENEAGRAMA, EFT e CONSTELAÇÃO FAMILIAR.
O maravilhoso mundo dos sons encanta crianças de todas as idades e nacionalidades. Por isso, a musicalização infantil é importante para desenvolver nos pequenos não só o interesse musical, mas também diversos fatores que influenciam em sua formação pessoal.
A música na infância estimula áreas do cérebro da criança, ativando sua inteligência, sua capacidade inventiva, sua expressividade, sua percepção espacial e sonora, seu raciocínio lógico, matemático e estética. Promove a alfabetização, aumenta a concentração, o vocabulário, a interpretação e favorece o desenvolvimento de linguagens.
Na ambientação de uma festa infantil, a decoração não deve se limitar à mesa principal. É importante que todos os demais ambientes, incluindo as mesas dos convidados, estejam igualmente enfeitados com o tema da festa. Essas podem ser montadas usando-se tampos de madeirite redondos sobre mesas dobráveis, como as de bar.
O TDA/H - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é considerado um distúrbio infantil muito comum e, com bastante frequência, prejudica o rendimento escolar, mesmo que em alguns casos a criança demonstre ser capaz de aprender. Porém, existem diversas outras razões para que uma criança apresente baixo desempenho, como dificuldades emocionais, auditivas ou visuais, na leitura, entre outras.
Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela. É fazer com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, criativa dos sons que estão a sua volta. Podemos definir a disciplina como a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam a sensibilização,
Empreendedores dos maiores polos têxteis do Brasil estão pegando pesado na confecção de roupas para os pequenos. A investida vai desde roupinhas para bebês até crianças de oito anos de idade. A ideia é criar roupas simples, porém bonitas e na moda, para uso diário e que atendam a todas as classes sociais. O custo? O menor possível. A ideia agora é produzir muito e vender mais.
Brinquedos pedagógicos, feitos em tecido e inspirados em animais, são valiosos na educação infantil, além de uma boa opção para quem gosta de crianças e deseja iniciar um negócio. O setor tem mostrado crescimento no mercado e os equipamentos necessários são simples, máquina de costura, de corte e de enchimento dos brinquedos, como fibra de poliéster. O importante mesmo é ter criatividade.
Crianças hiperativas ou mesmo muito quietas podem sofrer de déficit de atenção. O TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é considerado um distúrbio infantil muito comum que, com frequência, prejudica o rendimento escolar. Diversos estudos realizados têm demonstrado que esse transtorno ocorre com cerca de 5% das crianças.
Especial - Balões enchem de beleza e alegria os locais das festas, sejam elas infantis ou não. A dúvida dos decoradores já começa na quantidade. Quantos balões... E mais: vídeo ensinando o passo a passo para se fazer uma guirlanda de balões.