Especial - O ano mal começou e o segmento de comércio online já apresenta crescimento significativo. Os saldões de janeiro foram responsáveis por 2,78 milhões de pedidos realizados pela internet e faturamento de R$ 1,05 bilhão, revela pesquisa realizada pela e-bit, empresa que fornece informações acerca do e-commerce brasileiro.
Muitas empresas ainda não se atualizaram, mas o comércio eletrônico já é uma realidade e bem promissora. Com o maior acesso à banda larga, o aumento do poder de compra da população de classe média e a facilidade em criar lojas online, as vendas pela internet estão crescendo a passos largos. Até o final do ano, o mercado eletrônico deve movimentar R$ 23,4 bilhões, de acordo com relatório divulgado pela consultoria E-bit.
Este ano, mais de 300 lojas aderiram à Black Friday. Por isto, os comerciantes estão bastante otimistas em relação aos lucros. A expectativa é de que o faturamento desta sexta-feira seja 50% maior do que o da data no ano passado. O otimismo se deve principalmente à adesão de diversas redes varejistas e franquias por todo o país.
Depois da correria para comprar os presentes de Natal, agora o comércio é movimentado pelas trocas. Com a baixa nas vendas, muitas lojas aproveitam para liquidar os estoques reservados para as compras natalinas. Muitas oferecem descontos incríveis, de até 70%.
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Muitas empresas ainda relutam em criar uma página ou perfil numa rede social. Mas, não dá mais para ficar de fora das redes, já que elas são usadas por milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Por sinal, têm sido um bom meio de começar a internacionalização de uma marca, uma vez que os usuários se comunicam com várias partes do globo. Deste modo, o boca a boca de antes foi transferido para a internet.
A cada dia, o comércio eletrônico é o meio mais comum de fazer compras. Inúmeras são as vantagens para o consumidor, como comodidade, descontos e entrega em casa.
Uma pesquisa realizada pelo instituto Ibope Mídia revelou que a maioria dos consumidores do comércio eletrônico tem entre 25 e 44 anos, sendo a média de idade de 33 anos. Entre esses, 54% são homens. As pessoas solteira são mais adeptas ao comércio via internet, correspondendo a 49% dos consumidores.
As vendas pela internet cresceram bastante. É difícil ver hoje em dia um empreendimento de médio ou grande porte que não tenha um site para vender seus produtos. As pequenas empresas também não estão perdendo esta oportunidade. Inclusive, algumas empresas só existem na rede. Mas com tanta concorrência, fica difícil manter espaço no mercado, certo?
As vendas pela internet cresceram 40% em 2010, segundo a E-bit, empresa de monitoramento de comércio eletrônico. Isso representa um total de mais de 14,8 milhões de reais. Assim, não dá para ficar de fora do meio eletrônico, tanto para divulgar produtos, quanto para vendê-los.